Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Akpalô Ciências aprovada no PNLD 2019


Código 0201P19031


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Akpalô Ciências - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 72 e 74
Manual do Professor:
Páginas 73, 74, 75, 76, 77, 81, 82, 83, 84, 85 e 86
Vida e evolução Corpo humano Respeito à diversidade (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções. Akpalô Ciências - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 8 e 10
Manual do Professor:
Páginas 8, 9, 10, 11, 12 e 13
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Akpalô Ciências - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 29 e 30
Manual do Professor:
Páginas 28, 29, 30, 31, 32 e 33
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças. Akpalô Ciências - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 13, 15 e 22
Manual do Professor:
Páginas 12, 13, 14, 15, 16, 22, 23 e 24
Terra e Universo Escalas de tempo (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. Akpalô Ciências - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 54, 56 e 61
Manual do Professor:
Páginas 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65 e 66
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. Akpalô Ciências - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 54, 57 e 58
Manual do Professor:
Páginas 58, 59, 62, 63 e 64
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Propriedades e usos dos materiais Prevenção de acidentes domésticos (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 85 e 103
Manual do Professor:
Páginas 84, 85, 87 e 103
(EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.). Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 84 e 85
Manual do Professor:
Páginas 85, 86, 87, 103, 104 e 106
(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.). Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 88, 89 e 100
Manual do Professor:
Páginas 89, 90, 91, 100, 101 e 102
Vida e evolução Seres vivos no ambiente Plantas (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana. Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 8 e 41
Manual do Professor:
Páginas 8, 9, 10, 11, 41 e 48
(EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz. Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno: 66 e 67
Páginas
Manual do Professor:
Páginas 66, 67, 68 e 69
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente. Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Página 65
Manual do Professor:
Páginas 59, 60, 61, 62, 63, 64 e 65
Terra e Universo Movimento aparente do Sol no céu. O Sol como fonte de luz e calor (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos. Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 16, 17 e 18
Manual do Professor:
Páginas 16, 17, 18, 19 e 23
(EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.). Akpalô Ciências - 2º ano
Livro do aluno:
Página 21
Manual do Professor:
Páginas 20, 21, 22 e 23
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Produção de som Efeitos da luz nos materiais Saúde auditiva e visual (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 110, 111 e 113
Manual do Professor:
Páginas 11, 111, 112, 113, 114 e 115
(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Página 117
Manual do Professor:
Páginas 116, 117, 118, 119, 120 e 121
(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 114, 127 e 129
Manual do Professor:
Páginas 103, 114, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 133 e 137
Vida e evolução Características e desenvolvimento dos animais (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 85, 88 e 92
Manual do Professor:
Páginas 9, 46, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 91, 92, 93, 94 e 95
(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 90 e 93
Manual do Professor:
Páginas 90, 91, 92, 93, 94, 95 e 101
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 97 e 98
Manual do Professor:
Páginas 96, 97, 98, 99 e 104
Terra e Universo Características da Terra
Observação do céu
Usos do solo
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 18, 19, 22 e 23
Manual do Professor:
Páginas 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 38 e 46
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 15 e 17
Manual do Professor:
Páginas 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 17
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.). Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 60, 62 e 63
Manual do Professor:
Páginas 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68 e 69
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida. Akpalô Ciências - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 48 e 64
Manual do Professor:
Páginas 41, 61, 64, 65, 67, 68 e 69
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Misturas Transformações reversíveis e não reversíveis (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Página 146
Manual do Professor:
Páginas 146, 147, 148, 149, 150 e 151
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 134, 138, 139
Manual do Professor:
Páginas 130, 131, 132, 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140, 142 e 159
(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.). Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 153 e 154
Manual do Professor:
Páginas 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140 e 153
Vida e evolução Cadeias alimentares simples
Microrganismos
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 54, 55, 67 e 69
Manual do Professor:
Páginas 40, 41, 47, 48, 52, 53, 54, 55, 58, 60, 61, 66, 67, 69, 71 e 74
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Página 74
Manual do Professor:
Páginas 74, 75, 76, 77 e 78
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Página 58
Manual do Professor:
Páginas 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95 e 159
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 89, 90, 91 e 92
Manual do Professor:
Páginas 91, 92, 93, 94 e 95
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários) atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 97, 98, 99, 106, 107 e 108
Manual do Professor:
Páginas 95, 99, 107, 108, 109, 110, 115 e 119
Terra e Universo Pontos cardeais Calendários, fenômenos cíclicos e cultura (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Página 14
Manual do Professor:
Páginas 14 e 15
(EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Página 19
Manual do Professor:
Páginas 16, 17, 18 e 19
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas. Akpalô Ciências - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 11, 23 e 32
Manual do Professor:
Páginas 11, 20, 21, 22, 23, 24 e 25
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Propriedades físicas dos materiais
Ciclo hidrológico
Consumo consciente
Reciclagem
(EF05CI01) Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 14 e 24
Manual do Professor:
Páginas 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Página 30
Manual do Professor:
Páginas 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 30, 31 e 36
Manual do Professor:
Páginas 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Página 35
Manual do Professor:
Páginas 27, 30, 31, 34, 35, 38 e 40
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 41, 44
Manual do Professor:
Páginas 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51 e 82
Vida e evolução Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 87 e 107
Manual do Professor:
Páginas 84, 85, 86, 87, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 107 e 125
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Página 112
Manual do Professor:
Páginas 85, 103, 104, 105, 106 e 107
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 62 e 66
Manual do Professor:
Páginas 62, 63, 64, 65, 66, 67 e 72
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 78, 122 e 123
Manual do Professor:
Páginas 72, 77, 78, 122 e 123
Terra e Universo Constelações e mapas celestes
Movimento de rotação da Terra
Periodicidade das fases da Lua
Instrumentos óticos
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 160, 161 e 164
Manual do Professor:
Páginas 158, 159, 160, 161, 162, 163, 164, 165 e 166
(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 149, 150 e 151
Manual do Professor:
Páginas 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 157 e 158
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Página 155
Manual do Professor:
Páginas 154, 155, 156 e 157
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos. Akpalô Ciências - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 133, 134, 136, 137, 138, 140 e 141
Manual do Professor:
Páginas 132, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 145, 146 e 147

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Ciências - 1º Ano
PNLD 2019   Ciências - 2º Ano
PNLD 2019   Ciências - 3º Ano
PNLD 2019   Ciências - 4º Ano
PNLD 2019   Ciências - 5º Ano