Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019


Código 0183P19051


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. Akpalô Geografia – 1º ano
Manual do Professor:
Páginas 1, 6, 7, 8, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45
O modo de vida das crianças em diferentes lugares (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 10
Manual do Professor:
Páginas 1, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64 e 65
Situações de convívio em diferentes lugares (EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 4, 44, 45, 46, 47, 48, 49 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64 e 65
Manual do Professor:
Páginas 14, 15 e 16
Situações de convívio em diferentes lugares (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 28 e 37
Conexões e escalas Ciclos naturais e a vida cotidiana (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 6, 14, 15, 16 e 37
Mundo do trabalho Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 28, 30, 48, 49, 50 e 51
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 46, 66, 69, 70, 73, 75 e 81
Formas de representação e pensamento espacial Pontos de referência (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 46, 47, 52, 61 e 76
Pontos de referência (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 9, 10, 11, 12, 13, 40, 54 e 83
Natureza, ambientes e qualidade de vida Condições de vida nos lugares de vivência (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 15, 17, 18, 19, 21, 25, 49, 53 e 58
Condições de vida nos lugares de vivência (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. Akpalô Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 1, 14, 21 e 22
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo Convivência e interações entre pessoas na comunidade (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 90 e 91
Manual do Professor:
Página 16
Convivência e interações entre pessoas na comunidade (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 89, 91 e 93
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 50, 51, 52, 53, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74 e 75.
Conexões e escalas Experiências da comunidade no tempo e no espaço (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 6, 7, 11, 16, 23, 31 e 93
Mudanças e permanências (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 82, 83 e 97
Mundo do trabalho Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 8, 9, 10 e 27
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 76, 84 e 85
Formas de representação e pensamento espacial Localização, orientação e representação espacial (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 35, 36, 39, 40 e 80
Localização, orientação e representação espacial (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua). Akpalô Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 2, 33, 35 e 39
Localização, orientação e representação espacial (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. Akpalô Geografia – 2º ano
Manual do Professor:
Páginas 2, 32 e 46
Natureza, ambientes e qualidade de vida Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. Akpalô Geografia – 2º ano
Manual do Professor:
Páginas 2, 41 e 86
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. Akpalô Geografia – 3º ano
Livro do Professor:
Páginas 82, 83, 84, 85, 86 e 87
Manual do Professor:
Páginas 3, 24, 27 e 34
A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 25, 34, 36 e 112
A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 21, 25, 26, 30 e 36
Conexões e escalas Paisagens naturais e antrópicas em transformação (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 10, 21, 39, 49, 53, 56, 61, 69, 75 e 83
Mundo do trabalho Matéria-prima e indústria (EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 86, 88, 94 e 112
Formas de representação e pensamento espacial Representações cartográficas (EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. Akpalô Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 128 e 129
Manual do Professor:
Páginas 3, 29, 30, 31, 121, 122, 123, 131, 132, 135, 138 e 140
Representações cartográficas (EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. Akpalô Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 129, 130 e 131
Manual do Professor:
Páginas 3, 12, 28, 31, 33, 85, 121, 122 e 123
Natureza, ambientes e qualidade de vida Produção, circulação e consumo (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 95, 106, 107 e 113
Impactos das atividades humanas (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. Akpalô Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 55, 56, 57 e 58
Manual do Professor:
Páginas 3, 54, 59, 70, 93, 96, 99, 101 e 102
Impactos das atividades humanas (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 56, 59, 94, 101 e 103
Impactos das atividades humanas (EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. Akpalô Geografia – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 3, 49, 56, 57, 83, 87, 88 e 94
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo Território e diversidade cultural Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 56, 71, 99, 102 e 107
Processos migratórios no Brasil (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 97, 98, 99, 100, 101 e 103
Instâncias do poder público e canais de participação social (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 111, 112 e 116
Conexões e escalas Relação campo e cidade (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 49, 52, 54, 74, 75, 76, 78 e 91
Unidades político-administrativas do Brasil (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 33, 36, 45, 51, 55, 127, 128 e 128
Territórios étnico-culturais (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 105, 106 e 167
Mundo do trabalho Trabalho no campo e na cidade (EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 57, 61, 65, 66 e 70
Produção, circulação e consumo (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 57, 58, 69, 72, 73, 75 e 91
Formas de representação e pensamento espacial Sistema de orientação (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 9, 10, 11 e 13
Elementos constitutivos dos mapas (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 14, 16, 18, 21, 22, 23, 24, 27, 40 e 45
Natureza, ambientes e qualidade de vida Conservação e degradação da natureza (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. Akpalô Geografia – 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 4, 133, 134, 136, 137, 138, 139, 141, 145, 147, 149, 152 e 155
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo Dinâmica populacional (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 30, 31, 32, 33, 34, 35 e 36
Manual do Professor:
Páginas 5, 12, 19 e 23
Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 26 e 27
Manual do Professor:
Páginas 5, 28 e 32
Conexões e escalas Território, redes e urbanização (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 126, 127, 132 e 133
Manual do Professor:
Páginas 5 e 121
Território, redes e urbanização (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. Akpalô Geografia – 5º ano
Manual do Professor:
Páginas 5, 59, 91, 94 e 123
Mundo do trabalho Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 46, 47, 52, 53, 58 e 59
Manual do Professor:
Páginas 5 e 83
Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação. Akpalô Geografia – 5º ano
Manual do Professor:
Páginas 5, 107 e 138
Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 46 e 47
Manual do Professor:
Páginas 5, 103 e 104
Formas de representação e pensamento espacial Mapas e imagens de satélite (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes. Akpalô Geografia – 5º ano
Manual do Professor:
Páginas 5, 17, 67, 97, 121 e 157
Representação das cidades e do espaço urbano (EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas. Akpalô Geografia – 5º ano
Manual do Professor:
Página 123
Natureza, ambientes e qualidade de vida Qualidade ambiental (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 126 e 127
Manual do Professor:
Páginas 5 e 133
Diferentes tipos de poluição (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.). Akpalô Geografia – 5º ano
Manual do Professor:
Páginas 5, 126 e 127
Gestão pública da qualidade de vida (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. Akpalô Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 140, 141, 142, 143, 144, 145, 146 e 152
Manual do Professor:
Páginas 5, 141, 147 e 154

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Geografia - 1º Ano
PNLD 2019   Geografia - 2º Ano
PNLD 2019   Geografia - 3º Ano
PNLD 2019   Geografia - 4º Ano
PNLD 2019   Geografia - 5º Ano