Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019


Código 0222P19041


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 12 e 28
Manual do Professor:
Páginas 58 e 62
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 12, 18, 19, 21, 34 e 93
Manual do Professor:
Páginas 20, 62, 78 e 84
As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade (EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 34, 35, 39 e 48
Manual do Professor:
Páginas 84, 85 e 98
A escola e a diversidade do grupo social envolvido (EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 37, 38, 39 e 48
Manual do Professor:
Páginas 88, 89 e 98
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 54 e 70
Manual do Professor:
Páginas 104 e 120
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 28 e 34
Manual do Professor:
Páginas 58, 78 e 84
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 29 e 54
Manual do Professor:
Páginas 79 e 104
A escola, sua representação espacial e sua história individual (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar. Akpalô História - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 35, 54, 85 e 104
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
A comunidade e seus registros A noção do "Eu" e do "Outro": comunidade, convivências e interações entre pessoas (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 22, 30, 44, 48 e 50
Manual do Professor:
Páginas 72, 80, 94, 98 e 100
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 44, 48, 50, 52, 54, 56, 60, 62 e 94
Manual do Professor:
Páginas 72, 94, 98, 100, 102, 104, 106, 110 e 112
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 22, 30, 50, 52, 54, 59, 60, 62, 84, 86, 88, 106 e 110
Manual do Professor:
Páginas 72, 80, 92, 100, 104, 109, 112, 134, 136, 138, 142 e 156
A noção do "Eu" e do "Outro": registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 20, 29 e 30
Manual do Professor:
Páginas 70, 79 e 80
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais) (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 10, 17, 24 e 29
Manual do Professor:
Páginas 60, 67, 74 e 79
O tempo como medida (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 13, 40, 46, 54, 56, 59, 60, 62, 70, 72, 74, 80 e 94
Manual do Professor:
Páginas 44, 63, 64, 94, 96, 104, 106, 109, 110, 112, 114, 120, 122, 124, 130 e 144
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Página 78
Manual do Professor:
Páginas 40, 76, 90, 126 e 128
As formas de registrar as experiências da comunidade As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais (EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 11, 12 e 26
Manual do Professor:
Página 76
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 10, 13, 18, 26 e 106
Manual do Professor:
Páginas 20, 60, 63, 68, 70, 74, 156 e 162
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade A sobrevivência e a relação com a natureza (EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 39, 44, 50, 52, 56, 86, 88, 106, 110, 112 e 114
Manual do Professor:
Páginas 89, 92, 94, 100, 106, 136, 138, 142, 144, 156 e 160
(EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive. Akpalô História - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 52, 88 e 92
Manual do Professor:
Páginas 86, 102, 136, 138 e 142
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município O "Eu", o "Outro" e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 24, 59 e 74
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 23, 92 e 97
Manual do Professor:
Páginas 142 e 147
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 52, 60, 113, 116 e 118
Manual do Professor:
Páginas 102, 163, 166 e 168
Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que vive (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 23 e 73
Manual do Professor:
Páginas 73 e 123
O lugar em que se vive A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.) (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 21, 23, 76, 84, 93, 112 e 116
Manual do Professor:
Páginas 58, 59, 71, 73, 126, 134, 143, 162 e 166
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 21 e 22
Manual do Professor:
Páginas 71 e 72
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 15, 41, 48, 53 e 124
Manual do Professor:
Páginas 10, 91, 98 e 174
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 32, 68 e 124
Manual do Professor:
Página 84
A noção de espaço público e privado A cidade, seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 100, 106, 124 e 156
Manual do Professor:
Páginas 150 e 174
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 100, 124, 150, 174 e 180
Manual do Professor:
Página 150
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 12, 58, 76 e 84
Manual do Professor:
Páginas 62, 108 e 134
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências. Akpalô História - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 21, 34, 45, 76 e 84
Manual do Professor:
Páginas 71, 84, 95, 126 e 134
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras) (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 14, 20, 26, 52 e 58
Manual do Professor:
Páginas 58, 64, 70, 76, 102 e 158
(EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 26, 41, 46, 52 e 58
Manual do Professor:
Páginas 76, 91, 96, 102 e 108
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 20, 26, 52, 58, 77
Manual do Professor:
Páginas 11, 58, 61, 70, 76, 102, 108 e 127
Circulação de pessoas, produtos e culturas A circulação de pessoas e as transformações no meio natural (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 58, 76 e 84
Manual do Professor:
Páginas 41, 91, 141, 108, 126 e 134
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Página 46
Manual do Professor:
Páginas 41, 42, 58, 76, 84, 91, 92, 96, 98, 126, 134 e 146
A invenção do comércio e a circulação de produtos (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 58, 60, 66, 76, 85, 90, 96 e 120
Manual do Professor:
Páginas 108, 110, 116, 126, 135, 140, 146 e 170
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 76, 90, 97 e 120
Manual do Professor:
Páginas 126, 140, 147 e 170
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 77, 90, 120 e 134
Manual do Professor:
Páginas 81, 127, 131, 140, 170 e 184
As questões históricas relativas às migrações O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 96 e 112
Manual do Professor:
Páginas 146 e 162
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 51, 55, 61, 66, 91, 96, 112, 120 e 128
Manual do Professor:
Páginas 141, 146, 162, 170 e 178
(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira. Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 14, 40, 58, 91, 97, 112, 120 e 128
Manual do Professor:
Páginas 64, 90, 141, 147, 162, 170 e 178
(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). Akpalô História - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 8 e 162
Manual do Professor:
Páginas 58, 170 e 178
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 78, 84 e 90
Manual do Professor:
Páginas 58, 60, 128, 134 e 140
As formas de organização social e política: a noção de Estado (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 78, 90 e 96
Manual do Professor:
Páginas 128, 140, 146, 150, 156 e 168
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 43, 48, 54 e 60
Manual do Professor:
Páginas 93, 98, 104 e 210
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 16, 22, 28, 43, 48, 60 e 90
Manual do Professor:
Páginas 58, 66, 72, 78, 93, 98, 110, 142, 154 e 160
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 16, 22, 28, 43, 48, 60 e 90
Manual do Professor:
Páginas 58, 66, 72, 78, 110 e 140
Registros da história: linguagens e culturas As tradições orais e a valorização da memória
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 28, 43, 48, 54, 60, 84 e 116
Manual do Professor:
Página 78, 93, 98, 104, 110, 134 e 166
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 84, 116 e 124
Manual do Professor:
Páginas 134, 166 e 174
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 110 e 116
Manual do Professor:
Páginas 160 e 167
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 16, 22, 116, 124, 130
Manual do Professor:
Páginas 66, 72, 176 e 180
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. Akpalô História - 5º ano
Livro do aluno:
Página 60
Manual do Professor:
Páginas 110, 128, 140 e 180

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   História - 1º Ano
PNLD 2019   História - 2º Ano
PNLD 2019   História - 3º Ano
PNLD 2019   História - 4º Ano
PNLD 2019   História - 5º Ano