Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Akpalô Integrado História e Geografia aprovada no PNLD 2019


Código 0240P19366


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
HISTÓRIA
Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 98
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 24
As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade (EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 64
A escola e a diversidade do grupo social envolvido (EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 55
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 50
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 111, 113 e 130
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 21
A escola, sua representação espacial e sua história individual (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 26 e 61
GEOGRAFIA
O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 46
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 100
(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 83
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 64
Conexões e escalas Ciclos naturais e a vida cotidiana (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 32
Mundo do trabalho Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 47
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 113
Formas de representação e pensamento espacial Pontos de referência (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 121
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 121
Natureza, ambientes e qualidade de vida Condições de vida nos lugares de vivência (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 18
(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. Akpalô Integrado - 1º ano
Livro do aluno:
Página 28
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
HISTÓRIA
A comunidade e seus registros A noção do "Eu" e do "Outro": comunidade, convivências e interações entre pessoas (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 24
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 107, 120 e 132
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 63 e 67
A noção do "Eu" e do "Outro": registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar. Akpalô Integrado - 2º ano
Manual do Professor:
Páginas 11 e 12
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais) (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 8
O tempo como medida (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 49
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 5, 54 e 57
As formas de registrar as experiências da comunidade As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais (EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 20
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 10, 11 e 12
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade A sobrevivência e a relação com a natureza (EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 96 e 108
(EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 144 e 157
GEOGRAFIA
O sujeito e seu lugar no mundo Convivência e interações entre pessoas na comunidade (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 138
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 132
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 72
Conexões e escalas Experiências da comunidade no tempo e no espaço (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 38
Mudanças e permanências (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 55
Mundo do trabalho Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 37
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 140
Formas de representação e pensamento espacial Localização, orientação e representação espacial (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 90
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua). Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 88
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 114
Natureza, ambientes e qualidade de vida Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. Akpalô Integrado - 2º ano
Livro do aluno:
Página 153
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
HISTÓRIA
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município O "Eu", o "Outro" e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. Akpalô Integrado - 3º ano
Manual do Professor:
Página 24
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 30 e 98
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. Akpalô Integrado - 3º ano
Manual do Professor:
Página 65
Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que vive (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. Akpalô Integrado - 3º ano
Manual do Professor:
Página 99
O lugar em que se vive A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.) (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 28
Manual do Professor:
Página 28
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. Akpalô Integrado - 3º ano
Manual do Professor:
Página 123
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 22
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 85
A noção de espaço público e privado A cidade, seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 133
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 134
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 92
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 97
GEOGRAFIA
O sujeito e seu lugar no mundo A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 9
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 30
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 38
Conexões e escalas Paisagens naturais e antrópicas em transformação (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 35
Mundo do trabalho Matéria-prima e indústria (EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 90
Formas de representação e pensamento espacial Representações cartográficas (EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 37
(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 17
Natureza, ambientes e qualidade de vida Produção, circulação e consumo (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 121
Impactos das atividades humanas (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 116
(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 118
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. Akpalô Integrado - 3º ano
Livro do aluno:
Página 54
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
HISTÓRIA
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras) (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 20 e 26
Manual do Professor:
Páginas 20 e 26
A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras) (EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 45
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 35
Circulação de pessoas, produtos e culturas A circulação de pessoas e as transformações no meio natural (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 45
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 106
A invenção do comércio e a circulação de produtos (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 67
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 81
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais. Akpalô Integrado - 4º ano
Manual do Professor:
Páginas 199 e 203
As questões históricas relativas às migrações O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 23
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 107 e 185
(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 164
(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 181
GEOGRAFIA
O sujeito e seu lugar no mundo Território e diversidade cultural (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 185
Processos migratórios no Brasil (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 185
Instâncias do poder público e canais de participação social (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 166
Conexões e escalas Relação campo e cidade (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 194
Unidades político-administrativas do Brasil (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 141
Territórios étnico-culturais (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 190
Mundo do trabalho Trabalho no campo e na cidade (EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 173
Produção, circulação e consumo (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 179
Formas de representação e pensamento espacial Sistema de orientação (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 98
Elementos constitutivos dos mapas (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 98
Natureza, ambientes e qualidade de vida Conservação e degradação da natureza (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. Akpalô Integrado - 4º ano
Livro do aluno:
Página 146
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
HISTÓRIA
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 12 e 69
As formas de organização social e política: a noção de Estado (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 190 e 196
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. Akpalô Integrado - 5º ano
Manual do Professor:
Páginas 50 e 54
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 42
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 31
Registros da história: linguagens e culturas As tradições orais e a valorização da memória
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 66
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 123, 124 e 125
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 114 e 115
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 119
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 168
GEOGRAFIA
O sujeito e seu lugar no mundo Dinâmica populacional (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 13
Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 26
Conexões e escalas Território, redes e urbanização (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 164
(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 136
Mundo do trabalho Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 106
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 188
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 147
Formas de representação e pensamento espacial Mapas e imagens de satélite (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 163
Representação das cidades e do espaço urbano (EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 165
Natureza, ambientes e qualidade de vida Qualidade ambiental (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 183
Diferentes tipos de poluição (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.). Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 179
Gestão pública da qualidade de vida (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. Akpalô Integrado - 5º ano
Livro do aluno:
Página 201

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Integrado - 1º Ano
PNLD 2019   Integrado - 2º Ano
PNLD 2019   Integrado - 3º Ano
PNLD 2019   Integrado - 4º Ano
PNLD 2019   Integrado - 5º Ano