Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Bem-Me-Quer Matemática aprovada no PNLD 2019


Código 0203P19021


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Números Contagem de rotina Contagem ascendente e descendente (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 26, 29, 42, 49, 60 e 145
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 123, 124, 127, 128, 132, 134 e 135
Manual do Professor:
Páginas 45 e 91
EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar "tem mais", "tem menos" ou "tem a mesma quantidade". Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 28, 45, 46 e 47
Manual do Professor:
Página 13
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100 Reta numérica) (EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 112,113, 123 e 141
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 61, 63 e 130
Construção de fatos fundamentais da adição (EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 67, 68, 75 e 76
Composição e decomposição de números naturais (EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 133, 172 e 173
Manual do Professor:
Página 133
Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separa e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 66, 68, 72, 88 e 93
Álgebra Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências (EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 13 e 22
Manual do Professor:
Página 12
Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo) (EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 25, 111, 126, 129 e 144
Geometria Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 10 e 104
Manual do Professor:
Página 10
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 8 e 9
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico (EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 14, 17, 18 e 19
Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 20, 21, 23, 24, 40 e 112
Grandezas e medidas Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais (EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 12, 16, 161, 163 e 166
Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário (EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 149, 152 e 154
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 148 e 149
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 108, 149 e 150
Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas (EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 167, 168, 169, 170 e 171
Probabilidade e estatística Noção de acaso (EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como "acontecerá com certeza", "talvez aconteça" e "é impossível acontecer", em situações do cotidiano. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Página 80
Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples (EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 62, 86, 97, 114 e 151
Coleta e organização de informações Registros pessoais para comunicação de informações coletadas (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 1º ano
Livro do aluno:
Páginas 95, 106, 107 e 114
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Números Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 12, 92, 93 97 e 164
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 80, 81, 82, 83 e 116
Manual do Professor:
Página 82
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar "tem mais", "tem menos" ou "tem a mesma quantidade", indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 12, 26, 43, 60, 108, 171 e 214
Composição e decomposição de números naturais (até 1000) (EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 11, 78, 84, 91, 96 e 156
Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração (EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 38, 44, 49, 56, 57, 84, 104 e 146
Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) (EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 16, 26, 40, 48, 53, 148, 172 e 176
Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação) (EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 180, 182 e 186
Problemas envolvendo significados de dobro, metade, triplo e terça parte (EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 187, 190, 204 e 205
Álgebra Construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 15, 85, 101, 102 e 117
Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência (EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 15, 76 e 90
Geometria Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido (EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 133, 134, 136, 137, 138, 139 e 140
Esboço de roteiros e de plantas simples (EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 140 e 125
Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características (EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 65, 66, 67, 68, 69 e 70
Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 71, 72, 73, 74, 75, 76 e 142
Grandezas e medidas Medida de comprimento: unidades não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) (EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 120, 121, 122, 123 e 124
Medida de capacidade e de massa: unidades de medida não convencionais e convencionais (litro, mililitro, cm³, grama e quilograma) (EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm³, grama e quilograma). Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 127, 128, 129, 130, 220, 222 e 221
Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário, leitura de horas em relógios digitais e ordenação de data (EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 211, 212, 213 e 214
(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Página 219
Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores (EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 22, 23, 24, 173 e 174
Probabilidade e estatística Análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano (EF02MA21) Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como "pouco prováveis", "muito prováveis", "improváveis" e "impossíveis". Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 11 e 161
Manual do Professor:
Páginas 11 e 161
Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 61, 69, 106, 118, 131, 194, 216, 183 e 184
(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples. Novo Bem-me-Quer Matemática - 2º ano
Livro do aluno:
Páginas 30, 31 e 68
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Números Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens (EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 8, 15, 20, 27, 37, 40, 54 e 55
Manual do Professor:
Página 46
Composição e decomposição de números naturais (EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 21, 40, 41, 43, 47, 49, 50 e 55
Manual do Professor:
Página 48
Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação Reta numérica (EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 59, 74, 75, 142, 143, 144, 145 e 165
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 20, 27, 28, 57 , 60, 61, 75 e 88
Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 16, 60, 66, 69, 70, 71, 72, 73, 75, 78, 83, 91 e 96
Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades (EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 65, 76, 77, 85, 88, 96, 102, 106, 111, 119, 121 e 216
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida (EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 140, 145, 147, 151, 160, 163, 166, 169, 173 e 212
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 174, 175, 176, 177, 178, 179, 183, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191 e 216
Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 181, 182 e 231
Álgebra Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas (EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 28, 38, 39, 52, 54, 55, 60, 75, 93 e 106
Relação de igualdade (EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 59, 61, 79, 89, 161 e 162
Geometria Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência (EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 32, 35 e 36
Manual do Professor:
Páginas 32, 35 e 36
Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações (EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 131, 132, 133, 134, 135, 136 e 137
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 132, 133, 134, 135, 136, 218, 219, 220 e 222
Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 223, 224, 225, 226, 227 e 230
Congruência de figuras geométricas planas (EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Página 228
Manual do Professor:
Página 228
Grandezas e medidas Significado de medida e de unidade de medida (EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 198 e 199
(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 122, 123, 124, 125, 200, 204 e 213
Medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações (EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 61, 200, 201 , 202, 203, 204, 229 e 230
Medidas de capacidade e de massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, estimativas e comparações (EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 207, 208, 209, 211, 213, 214, 215 e 216
Manual do Professor:
Páginas 209 e 216
Comparação de áreas por superposição (EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 227, 228 e 230
Manual do Professor:
Página 230
Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo (EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 118, 119 e 121
(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 118, 120, 121, 122, 123, 124 e 125
Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas (EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 16, 17, 101,106 e 192
Manual do Professor:
Página 112
Probabilidade e estatística Análise da ideia de acaso em situações do cotidiano: espaço amostral (EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 11 e 25
Manual do Professor:
Páginas 11 e 25
Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras (EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 44, 80, 81, 114, 127 e 206
Manual do Professor:
Páginas 80, 81 e 113
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 10 e 11
Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos (EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 3º ano
Livro do aluno:
Páginas 9, 10, 12, 80, 81, 82 e 114
Manual do Professor:
Página 114
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Números Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 11, 14, 18, 25, 29, 30, 31 e 33
Manual do Professor:
Página 10
Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10 (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 13, 14, 16, 17 , 28 e 32
Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 15, 35, 38, 42, 49, 51, 52, 55, 67, 68, 115, 123, 132, 135, 181 e 246
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 43, 45, 46, 140, 141, 146 e 147
Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 55, 82, 84, 96, 97, 98, 102, 105, 135, 103 e 104
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida (EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 76, 79, 80, 81, 82, 87, 88, 89, 90, 91, 101, 104, 106, 107, 132 e 169
(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 132, 140, 141, 142, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 158 e 246
Problemas de contagem (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 92 e 93
Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 185, 186, 187, 188, 189, 190, 193, 199, 200, 206, 208 e 209
Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro (EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 233, 234 e 235
Manual do Professor:
Página 234
Álgebra Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural (EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 83, 85, 122 e 194
Manual do Professor:
Páginas 85 e 194
Sequência numérica recursiva formada por números que deixam o mesmo resto ao ser divididos por um mesmo número natural diferente de zero (EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Manual do Professor:
Página 149
Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 46, 62 e 143
Propriedades da igualdade (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Página 44
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 43 e 213
Geometria Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido Paralelismo e perpendicularismo (EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 180, 181 e 182
Manual do Professor:
Páginas 180 e 182
Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características (EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 70, 71, 161 e 162
Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwar (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 167 e 168
Manual do Professor:
Página 168
Simetria de reflexão (EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 172, 173, 174, 175 e 176
Manual do Professor:
Página 173
Grandezas e medidas Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 128, 129, 131, 134, 136, 212, 213, 214, 215, 217, 218, 219, 220 e 221
Manual do Professor:
Páginas 128 e 136
Áreas de figuras construídas em malhas quadriculadas (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 137, 138, 139 e 179
Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116 e 117
Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida em um dado dia ou em uma semana (EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 126 e 127
Manual do Professor:
Página 127
Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 63, 64, 65, 100, 216, 236, 240, 242 e 245
Probabilidade e estatística Análise de chances de eventos aleatórios (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 177, 206 e 207
Manual do Professor:
Página 206
Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Páginas 38, 51, 99, 114, 115, 127, 222 e 229
Manual do Professor:
Páginas 51 e 222
Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas Coleta, classificação e representação de dados de pesquisa realizada (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 4º ano
Livro do aluno:
Página 205
Manual do Professor:
Páginas 50, 53 e 68
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Números Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens) (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 12, 13, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23, 24, 26, 27 e 28
Manual do Professor:
Páginas 12, 20, 21, 22 e 27
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 153, 158, 159, 160, 161, 164, 165, 175, 176, 177
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 106, 107, 110, 117, 118, 119, 120, 121, 122, e 123
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência (EF05MA04) Identificar frações equivalentes. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130, 134 e 135
Manual do Professor:
Páginas 124, 126, 128, 129 e 130
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 128, 129, 130, 131, 132, 158, 162, 163 e 164
Cálculo de porcentagens e representação fracionária (EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 140, 141, 142, 143, 144, 145, 146 e 147
Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 31, 34, 35, 36, 38, 45, 167, 168 e 170
Manual do Professor:
Páginas 41 e 42
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 5, 63, 64, 65, 70, 71, 76, 77, 81, 82, 83, 84, 85, 175, 176 e 177
Problemas de contagem do tipo: Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem ser formados? (EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 57 e 59
Manual do Professor:
Páginas 57 e 59
Álgebra Propriedades da igualdade e noção de equivalência (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus dois membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Página 33
(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Página 40
Grandezas diretamente proporcionais. Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais (EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Página 58
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Página 149
Geometria Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano (EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Página 104
(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Página 104
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 49, 50, 51, 52, 53, 54
Manual do Professor:
Página 54
Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 132, 202, 204, 205 e 208
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes (EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 209, 210, 211 e 212
Manual do Professor:
Página 211
Grandezas e medidas Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 182, 183, 184, 198, 199, 214, 215, 220, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229, 230 e 231
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações (EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 193, 194 e 196
Manual do Professor:
Página 194
Noção de volume (EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 198 e 199
Probabilidade e estatística Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 139, 150 e 151
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis (EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 150 e 151
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas (EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 19, 21, 29, 45, 79 e 169
Manual do Professor:
Páginas 19, 21, 29, 45 e 79
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. Novo Bem-me-Quer Matemática - 5º ano
Livro do aluno:
Páginas 37, 45 e 147
Manual do Professor:
Páginas 37 e 45

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Matemática - 1º Ano
PNLD 2019   Matemática - 2º Ano
PNLD 2019   Matemática - 3º Ano
PNLD 2019   Matemática - 4º Ano
PNLD 2019   Matemática - 5º Ano