Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Crescer Ciências aprovada no PNLD 2019


Código 0234P19031


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Crescer Ciências – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89 e 90
Vida e evolução Corpo humano Respeito à diversidade (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções. Crescer Ciências – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 11, 15, 16, 33, 48 e 49
Corpo humano Respeito à diversidade (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Crescer Ciências – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 20, 21, 22, 23 e 24
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças. Crescer Ciências – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 10, 11, 12, 18, 42, 43, 47, 52 e 53
Terra e Universo Escalas de tempo (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. Crescer Ciências – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 115, 141 e 131
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. Crescer Ciências – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 59, 65, 66, 67, 68 e 69
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Propriedades e usos dos materiais Prevenção de acidentes domésticos (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 95, 96, 97, 101, 106 e 107
(EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.). Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 98, 99 e 100
(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.). Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 71, 75 e 79
Vida e evolução Seres vivos no ambiente Plantas (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana. Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 10, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 29, 32, 33, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 54, 63, 64, 65, 66, 67, 68 e 69
(EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz. Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 50, 51, 52 e 53
Seres vivos no ambiente Plantas (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente. Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 55 e 56
Terra e Universo Movimento aparente do Sol no céu
O Sol como fonte de luz e calor
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos. Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 115, 116, 117, 118, 119, 120 e 121
(EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.). Crescer Ciências – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 112, 113, 114 e 115
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Produção de som
Efeitos da luz nos materiais
Saúde auditiva e visual
(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85 e 86
(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103 e 104
(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 69, 70, 80, 81, 82, 99, 100 e 101
Vida e evolução Características e desenvolvimento dos animais (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 107, 108, 116, 117, 123 e 124
(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137 e 138
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121 e 122
Terra e Universo Características da Terra
Observação do céu
Usos do solo
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.) Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 38, 39, 40 e 41
Características da Terra Observação do céu Usos do solo (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida. Crescer Ciências – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35, 36, 37, 42, 43, 44 e 45
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Misturas Transformações reversíveis e não reversíveis (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 40, 41 e 42
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
ginas 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39
Manual do Professor:
Página 32
(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.). Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 34, 35, 36, 37 e 38
Vida e evolução Cadeias alimentares simples Microrganismos (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122 e 123
Cadeias alimentares simples Microrganismos (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 115, 116, 117
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 70, 71, 72, 73, 114, 115, 116 e 117
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 54, 77, 78
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários) atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105 e 106
Terra e Universo Pontos cardeais Calendários, fenômenos cíclicos e cultura (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 145
(EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 145, 146, 147, 148 e 149
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas. Crescer Ciências – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 150, 151, 152 e 153
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Matéria e energia Propriedades físicas dos materiais
Ciclo hidrológico
Consumo consciente Reciclagem
(EF05CI01) Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87 e 88
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106 e 107
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância damanutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
ginas 174, 175, 177 e 183
Manual do Professor:
Página 183
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 173, 174, 175, 176, 177, 178, 179, 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186, 187, 188, 189 e 190
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 173, 174, 175, 176, 177, 178, 179, 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191 e 192
Vida e evolução Nutrição do organismo Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45 e 46
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61 e 62
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 19, 20 e 27
Terra e Universo Constelações e mapas celestes
Movimento de rotação da Terra
Periodicidade das fases da Lua
Instrumentos óticos
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 138, 153, 154 e 155
(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122 e 123
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 128, 129, 130 e 131
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos. Crescer Ciências – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 145, 146, 150, 151 e 152

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Ciências - 1º Ano
PNLD 2019   Ciências - 2º Ano
PNLD 2019   Ciências - 3º Ano
PNLD 2019   Ciências - 4º Ano
PNLD 2019   Ciências - 5º Ano