Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019


Código 0233P19051


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 61, 67, 81 e 85
O modo de vida das crianças em diferentes lugares (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 46 e 47
Situações de convívio em diferentes lugares (EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 43, 45 e 75
Situações de convívio em diferentes lugares (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 8, 70, 71 e 89
Conexões e escalas Ciclos naturais e a vida cotidiana (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21, 61, 77 e 88
Mundo do trabalho Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 49, 57, 59 e 72
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35 e 37
Formas de representação e pensamento espacial Pontos de referência (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 36, 37 e 65
Pontos de referência (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21, 22, 24 e 65
Manual do Professor:
Página 63
Natureza, ambientes e qualidade de vida Condições de vida nos lugares de vivência (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 32
Manual do Professor:
Página 33 e 79
Condições de vida nos lugares de vivência (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. Crescer Geografia – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 79
Manual do Professor:
Página 33
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo Convivência e interações entre pessoas na comunidade (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 16, 17, 139, 140, 141, 142 e 143
Convivência e interações entre pessoas na comunidade (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 43, 45, 69, 92, 95, 96 e 100
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35, 37, 54, 59, 60, 63, 65 e 68
Conexões e escalas Experiências da comunidade no tempo e no espaço (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 16, 21, 34, 48 e 89
Mudanças e permanências (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21, 22, 25, 27, 42, 43, 98, 100, 102 e 104
Mundo do trabalho Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 19, 32, 37, 38, 104 e 105
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares. Crescer Geografia – 2º ano
Manual do Professor:
Página 89
Formas de representação e pensamento espacial Localização, orientação e representação espacial (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 11, 18, 24, 40, 48, 50, 52, 53, 81, 83 e 87
Localização, orientação e representação espacial (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua). Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 11, 12, 13, 15, 18, 19, 51, 52, 54, 65, 74 e 75
Localização, orientação e representação espacial (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 11, 15, 18, 31, 50, 51, 52, 53, 65, 80, 83 e 99
Natureza, ambientes e qualidade de vida Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. Crescer Geografia – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 27 e 88
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 7, 23, 52 e 70
A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 24, 98, 101, 114 e 120
A cidade e o campo: aproximações e diferenças (EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 55, 89 e 98
Conexões e escalas Paisagens naturais e antrópicas em transformação (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 26, 27, 46, 79, 85, 101, 120 e 134
Mundo do trabalho Matéria-prima e indústria (EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 80, 83 e 150
Formas de representação e pensamento espacial Representações cartográficas (EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 21, 28, 33, 60 e 64
Representações cartográficas (EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 11, 12, 18, 60, 64, 65, 67, 106 e 107
Natureza, ambientes e qualidade de vida Produção, circulação e consumo (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 40, 128, 129 e 134
Impactos das atividades humanas (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 36, 146 e 147
Manual do Professor:
Páginas 40, 154 e 155
Impactos das atividades humanas (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 40
Impactos das atividades humanas (EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. Crescer Geografia – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 39, 40, 92, 117, 119, 126 e 140
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo Território e diversidade cultural (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 23, 145 e 164
Processos migratórios no Brasil (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 23, 141 e 145
Instâncias do poder público e canais de participação social (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 13, 14, 26, 27 e 86
Conexões e escalas Relação campo e cidade (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 157, 158, 174, 161 e 165
Unidades político-administrativas do Brasil (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 8, 9, 12, 16 e 18
Territórios étnico-culturais (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 23, 128, 146, 158 e 164
Mundo do trabalho Trabalho no campo e na cidade (EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 43, 50, 52, 56, 58, 62, 67 e 158
Produção, circulação e consumo (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 60, 61, 62, 63, 67, 72, 128, 129, 133 e 138
Formas de representação e pensamento espacial Sistema de orientação (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 19, 20 e 44
Elementos constitutivos dos mapas (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 44, 45, 164, 170 e 171
Natureza, ambientes e qualidade de vida Conservação e degradação da natureza (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. Crescer Geografia – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32, 36, 38, 54, 109, 110, 115, 118, 122 e 136
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
O sujeito e seu lugar no mundo Dinâmica populacional (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 41, 139, 140 e 149
Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 121, 122, 123 e 124
Conexões e escalas Território, redes e urbanização (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 143, 144, 145, 146, 147 e 159
Território, redes e urbanização (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 36, 143, 162, 164, 168 e 173
Mundo do trabalho Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 159, 161 e 162
Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 163, 164 e 165
Trabalho e inovação tecnológica (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 90, 168 e 169
Formas de representação e pensamento espacial Mapas e imagens de satélite (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 47, 73 e 105
Representação das cidades e do espaço urbano (EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 7, 40, 89, 98, 123, 137 e 138
Natureza, ambientes e qualidade de vida Qualidade ambiental (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 76, 78, 87, 103, 130 e 146
Diferentes tipos de poluição (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.). Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17, 30, 59, 76, 78 e 103
Gestão pública da qualidade de vida (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação socias responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. Crescer Geografia – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 78 e 79

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Geografia - 1º Ano
PNLD 2019   Geografia - 2º Ano
PNLD 2019   Geografia - 3º Ano
PNLD 2019   Geografia - 4º Ano
PNLD 2019   Geografia - 5º Ano