Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019


Código 0202P19041


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 76
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 22
As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade (EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 34
A escola e a diversidade do grupo social envolvido (EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 12
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 60
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 40
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 11
A escola, sua representação espacial e sua história individual (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar. Crescer História – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 44
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
A comunidade e seus registros A noção do "Eu" e do "Outro": comunidade, convivências e interações entre pessoas (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 23
A noção do "Eu" e do "Outro": comunidade, convivências e interações entre pessoas (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 114
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 104
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 56
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais) (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 60
O tempo como medida (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 23
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 29
As formas de registrar as experiências da comunidade As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais (EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 62
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 61
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade A sobrevivência e a relação com a natureza (EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 101
(EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive. Crescer História – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 114
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município O "Eu", o "Outro" e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 16
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 75
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 137
Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que vive (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 115
O lugar em que se vive A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.) (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 53
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 115
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 37
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 126
A noção de espaço público e privado A cidade, seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 108
A cidade, seus espaços: espaços públicos e privados e espaços domésticos (EF03HI10) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 105
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. Crescer História – 3º ano
Manual do Professor:
Página 97
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências. Crescer História – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 139
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras) (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página53
(EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 90
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 94
Circulação de pessoas, produtos e culturas A circulação de pessoas e as transformações no meio natural (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 14
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 79
A invenção do comércio e a circulação de produtos (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 20
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 97
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 128
As questões históricas relativas às migrações O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 35
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 31
(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira. Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 97
(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). Crescer História – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 40
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 96
As formas de organização social e política: a noção de Estado (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 36
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 87
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 72
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 56
Registros da história: linguagens e culturas As tradições orais e a valorização da memória
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 108
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 153
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 142
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 123
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. Crescer História – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 153

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   História - 1º Ano
PNLD 2019   História - 2º Ano
PNLD 2019   História - 3º Ano
PNLD 2019   História - 4º Ano
PNLD 2019   História - 5º Ano