Mapeamento de Habilidades da BNCC


Coleção Crescer Língua Portuguesa aprovada no PNLD 2019


Código 0239P19011


UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade (EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 49, 80, 111, 139, 163, 192 e 227
Manual do Professor:
Páginas 12, 40, 90 e 182
Regras de convivência em sala de aula (EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32, 33 e 139
Manual do Professor:
Páginas 32, 81 e 162
Funcionamento do discurso oral Características da conversação espontânea (EF01LP03) Participar de conversação espontânea reconhecendo sua vez de falar e de escutar, respeitando os turnos de fala e utilizando fórmulas de cortesia (cumprimentos e expressões como "por favor", "obrigado(a)", "com licença" etc.), quando necessário. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Manual do Professor:
Páginas 9, 58, 139, 181 e 228
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala (EF01LP04) Identificar aspectos não linguísticos (paralinguísticos) presentes no ato de fala (tom da voz e movimentos corporais) como parte do significado do que é dito. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 192 e 227
Manual do Professor:
Páginas 49, 80 e 81
Estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação Procedimentos de escuta de textos (EF01LP05) Recuperar assuntos e informações pontuais em situações de escuta formal de textos. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 28, 52, 86, 114, 140, 168, 194 e 230
Manual do Professor:
Páginas 36, 45 e 213
Produção de textos orais em situações específicas de interação Relato oral (EF01LP06) Relatar experiências pessoais de seu cotidiano, em sequência cronológica e nível de informatividade adequado. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Manual do Professor:
Página 30
Construção da autonomia de leitura Decodificação (EF01LP07) Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 30, 31, 58, 60, 68 e 69
Manual do Professor:
Páginas 45, 62 e 107
Utilização de tecnologia digital (EF01LP08) Ler, em textos, palavras conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal (nomes próprios, nomes dos dias do ano, da semana, marcas de produtos etc.). Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 19, 30, 68 e 69
Manual do Professor:
Páginas 20, 178 e 213
Objetivos de leitura (EF01LP09) Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 11, 12, 16, 28, 29, 30, 31, 32, 176, 177, 180, 182, 193, 194, 195, 196, 197, 198 e 199
Manual do Professor:
Páginas 29, 99 e 185
Autodomínio do processo de leitura (EF01LP10) Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 104, 176, 177, 185 e 225
Manual do Professor:
Páginas 94, 149 e 163
Estratégias de leitura Localização de informações em textos (EF01LP11) Localizar, em textos, títulos, nome do autor, local e data e publicação (se houver). Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 44, 53, 86, 87, 95, 96, 97, 114, 115, 140, 156, 164, 165, 168, 169, 205, 206, 207, 208, 216, 217, 218, 221, 230, 231, 232 e 233
Manual do Professor:
Páginas 155 e 194
Seleção de informações (EF01LP12) Buscar, selecionar e ler textos que circulam em meios impressos ou digitais para satisfazer curiosidades. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 95 e 105
Manual do Professor:
Páginas 50, 56, 135 e 225
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 104, 105, 106, 112, 113, 141, 155, 156, 157 e 158
Manual do Professor:
Páginas 61, 93, 120, 186 e 209
Reflexão sobre o conteúdo temático do texto (EF01LP14) Associar os temas de textos lidos pelo professor ao seu conhecimento prévio ou conhecimento de mundo. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 28, 68, 146, 147, 168, 205 e 216
Manual do Professor:
Páginas 29, 98, 146, 166 e 175
Reflexão sobre o léxico do texto (EF01LP15) Reconhecer o significado de palavras conhecidas em textos. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 37, 40, 44, 58 e 68
Manual do Professor:
Páginas 45, 71, 125 e 159
Apropriação do sistema alfabético de escrita Escrita de palavras e frases (EF01LP16) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética usando letras/grafemas que representem fonemas. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 103, 109, 116, 117, 119, 135, 136, 137, 142 e 149
Manual do Professor:
Páginas 63, 101, 127 e 183
Escrita de dados pessoais (EF01LP17) Escrever, corretamente, mesmo que de memória, o próprio nome, o nome dos pais ou responsáveis, o endereço completo, no preenchimento de dados pessoais em fichas de identificação impressas ou eletrônicas. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 13
Manual do Professor:
Páginas 12 e 13
Cópia (EF01LP18) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 83, 139, 167, 193, 219 e 229
Manual do Professor:
Páginas 83, 139 e 199
Estratégias antes da produção do texto Planejamento do texto (EF01LP19) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 26, 50, 83, 112, 135, 166, 193 e 228
Manual do Professor:
Páginas 26, 50 e 112
Estratégias durante a produção do texto Textos de gêneros textuais diversos (EF01LP20) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, agendas, bilhetes, recados, avisos, convites, listas e legendas para fotos ou ilustrações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 26, 112 e 193
Manual do Professor:
Páginas 27, 112 e 193
Texto injuntivo: instrucional e procedimental (EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos com regras de convivência escolar ou combinados, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32 e 33
Manual do Professor:
Páginas 33
Estratégias após a produção do texto Revisão do texto (EF01LP22) Rever, com a colaboração do professor e de colegas, o texto produzido individualmente ou em grupo. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 26, 85, 112, 113, 135, 166, 167, 193, 228 e 229
Manual do Professor:
Páginas 51, 112 e 166
Edição do texto (EF01LP23) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em portador adequado impresso ou eletrônico. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 33, 85, 193, 228 e 229
Manual do Professor:
Páginas 85 e 136
Apropriação do sistema alfabético de escrita Compreensão do sistema alfabético de escrita (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15
Manual do Professor:
Páginas 43, 109, 133 e 223
(EF01LP25) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 7 e 16
Manual do Professor:
Página 15
(EF01LP26) Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para escrever e ler outras palavras. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 21, 26 e 27
Manual do Professor:
Páginas 13, 18, 23 e 74
Consciência fonológica (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 42 e 128
Manual do Professor:
Páginas 47, 101 e 133
(EF01LP28) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 46, 47, 55, 65, 74, 102, 128, 152, 161, 188 e 190
Manual do Professor:
Páginas 41, 63, 129 e 188
Consciência grafofonêmica (EF01LP29) Identificar fonemas e sua representação por letras comparando unidades sonoras (palavras) com significados próprios, mas que se diferenciam por apenas um fonema/letra (como faca/vaca, mola/sola/cola/bola, mapa/mala). Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 126, 132 e 183
Manual do Professor:
Páginas 126, 132 e 183
(EF01LP30) Completar palavras com fonema/letra inicial ou medial, com base na escuta da palavra ou em desenho que a represente. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21 e 128
Manual do Professor:
Página 128
Consciência grafofonêmica (EF01LP31) Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 101 e 171
Manual do Professor:
Páginas 66, 101 e 171
Conhecimento do alfabeto (EF01LP32) Nomear as letras do alfabeto. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17, 21 e 24
Manual do Professor:
Páginas 17, 18 e 73
(EF01LP33) Recitar o alfabeto na ordem das letras. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17 e 24
Manual do Professor:
Páginas 17, 24 e 189
(EF01LP34) Escrever letras do alfabeto em resposta ao nome da letra. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 23
Manual do Professor:
Página 23
Convenções gráficas da escrita Segmentação de palavras (EF01LP35) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 64, 75, 76, 85 e 214
Manual do Professor:
Páginas 64, 75, 76 e 214
Processos de formação e significados das palavras Sinonímia e antonímia (EF01LP36) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 125
Manual do Professor:
Páginas 48, 67, 191 e 199
Categorias do discurso literário Elementos constitutivos do discurso narrativo ficcional em prosa e versos: estrutura da narrativa e recursos expressivos (EF01LP37) Identificar os constituintes básicos da estrutura de narrativa ficcional lida ou ouvida: personagens, tempo e espaço. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 168, 209 e 210
Manual do Professor:
Páginas 169, 196 e 227
Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico (EF01LP38) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 45, 54 e 71
Manual do Professor:
Páginas 59, 71, 79, 116 e 131
Reconstrução do sentido do texto literário Recursos de criação de efeitos de sentido (EF01LP39) Construir, pela observação da sequência de imagens, o sentido de uma narrativa visual (livros de imagem, histórias em quadrinhos). Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 146, 147, 156, 164, 165, 167, 170 e 172
Manual do Professor:
Páginas 146, 156 e 227
Experiências estéticas Processos de criação (EF01LP40) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, e tendo ou não o professor como escriba, textos literários lidos pelo professor. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Página 227
(EF01LP41) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas e poemas, com entonação e emotividade. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 108, 119, 139 e 143
Manual do Professor:
Páginas 127, 132 e 143
O texto literário no contexto sociocultural Dimensão social e estética do texto literário (EF01LP42) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e reconhecer também a sua dimensão lúdica e de encantamento. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 205 e 216
Manual do Professor:
Páginas 52, 206 e 222
Interesse pela leitura literária Apreciação de texto literário (EF01LP43) Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor, e conversar com os colegas sobre o que acharam do texto. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 37, 40, 95, 98, 131, 189 e 212
Manual do Professor:
Páginas 28, 114 e 195
(EF01LP44) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula para leitura individual, na escola ou em casa, explicando os motivos de sua escolha. Crescer Língua Portuguesa – 1º ano
Livro do Aluno:
Páginas 34, 56, 92, 118, 144, 174, 202 e 236
Manual do Professor:
Páginas 56, 174 e 236
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade (EF02LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 30, 51, 83, 122, 150, 175, 210 e 234
Manual do Professor:
Páginas 31, 161 e 211
Regras de convivência em sala de aula (EF02LP03) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais ao participar de atividades escolares. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 51, 56, 83, 96, 120, 122, 150, 151, 175, 176, 206, 210, 233 e 234
Manual do Professor:
Páginas 18, 30, 46 e 122
Funcionamento do discurso oral Características da conversação espontânea (EF02LP04) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor ("senhor/a", "você" etc.). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 24, 32, 41, 51, 82, 85, 137, 145, 151, 153, 160, 175, 176, 199, 203, 204 e 220
Manual do Professor:
Página 175
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala (EF02LP05) Interpretar o sentido de aspectos não linguísticos (paralinguísticos) da fala, como olhar, riso, gestos, movimentos de cabeça (de concordância ou discordância). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 83, 84, 122, 123, 150 e 175
Manual do Professor:
Páginas 84, 150 e 211
Finalidades da interação oral (EF02LP06) Identificar finalidades da interação oral, em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 30, 51, 83, 122, 150, 175, 182, 210, 211, 212, 213, 221 e 234
Manual do Professor:
Páginas 22, 123 e 175
Estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação Procedimentos de escuta de textos (EF02LP07) Usar estratégias de escuta de textos em situações formais: formular perguntas de esclarecimento, recuperar informações. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 75, 79, 99, 145, 160, 172 e 241
Manual do Professor:
Páginas 160, 226 e 236
Produção de textos orais em situações específicas de interação Relato oral (EF02LP08) Relatar experiências pessoais, com observância da sequência dos fatos e do nível de informatividade necessário, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo ("antes, "depois", "ontem", "hoje", "amanhã", "outro dia", "antigamente", "há muito tempo" etc.). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 101
Manual do Professor:
Página 49
Construção da autonomia de leitura Fluência de leitura para a compreensão do texto (EF02LP09) Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21 e 153
Manual do Professor:
Páginas 60, 190 e 228
Objetivos de leitura (EF02LP10) Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 16, 24, 27, 40, 74, 78, 104, 128, 172, 190 e 217
Manual do Professor:
Páginas 27, 78 e 172
Autodomínio do processo de leitura (EF02LP11) Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com base em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 8, 34, 58, 59, 85, 133, 142, 160, 168, 226, 228, 238 e 240
Manual do Professor:
Páginas 10, 133, 188 e 217
Estratégias de leitura Localização de informações em textos (EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 14, 24, 25, 43, 45, 48, 53, 58, 62, 75, 79, 85, 99, 106, 115, 116, 126, 136, 144, 145, 163, 164, 165, 170, 171, 177, 185, 192, 196 e 197
Manual do Professor:
Páginas 24, 48, 75 e 126
Seleção de informações (EF02LP13) Buscar e selecionar textos em diferentes fontes (incluindo ambientes virtuais) para realizar pesquisas escolares. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 120, 129, 132, 206, 213 e 233
Manual do Professor:
Páginas 122, 204 e 206
Deduções e inferências de informações (EF02LP14) Inferir, em textos curtos, informações implícitas de fácil identificação. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 34, 44, 50, 75, 90, 91, 101, 107, 108, 115, 127, 137, 160, 164, 177, 182, 209, 221 e 224
Manual do Professor:
Páginas 34, 101, 137 e 209
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos (EF02LP15) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35, 48, 52, 58, 70, 105, 168, 175 e 191
Manual do Professor:
Páginas 8, 48, 108 e 204
Reflexão sobre o conteúdo temático do texto (EF02LP16) Reconhecer o tema de textos, com base em títulos, legendas, imagens, pistas gráficas. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 11, 34, 35, 42, 64, 70, 78, 79, 86, 100, 114, 134, 140, 146, 151, 159, 161, 162, 168, 176, 179, 184, 190, 201, 208, 217, 224, 226, 228 e 238
Manual do Professor:
Páginas 85, 105 e 226
Reflexão sobre o léxico do texto (EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou do texto. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 49, 50, 73, 79, 101, 106, 116, 163, 170 e 203
Manual do Professor:
Páginas 49, 101 e 163
Avaliação dos efeitos de sentido produzidos em textos (EF02LP18) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais, em ilustração de história em quadrinhos ou tira. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 68, 72, 76, 77, 86, 90, 92, 100, 169, 172, 184, 199 e 222
Manual do Professor:
Páginas 68, 90, 172 e 222
Estratégias antes da produção do texto Planejamento do texto (EF02LP19) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32, 56, 96, 120, 151, 176, 206 e 233
Manual do Professor:
Páginas 56, 178, 206 e 233
Estratégias durante a produção do texto Lista (EF02LP20) Escrever listas de nomes ou de objetos, associando, quando pertinente, texto verbal e visual, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 20, 120, 129, 152, 177 e 231
Manual do Professor:
Páginas 20, 120 e 231
Mensagem pessoal (EF02LP21) Escrever bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital (e-mail, mensagem em rede social etc.), mantendo as características do gênero textual e dos portadores, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 65
Manual do Professor:
Página 65
Mensagem instantânea (EF02LP22) Escrever e responder, em meio digital, mensagens instantâneas para amigos, colegas ou familiares, mantendo as características do gênero textual. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 56
Manual do Professor:
Página 56
Relato informativo (EF02LP23) Produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero textual, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 101, 189 e 233
Manual do Professor:
Páginas 189 e 233
Texto argumentativo e/ou persuasivo (EF02LP24) Criar cartazes simples, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero textual, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 185
Manual do Professor:
Página 185
Procedimentos linguístico-gramaticais e ortográficos (EF02LP25) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 97, 112, 120, 127, 153 e 178
Manual do Professor:
Páginas 97, 112 e 153
Estratégias após a produção do texto Revisão do texto (EF02LP26) Reler os textos produzidos, com a mediação do professor e colaboração dos colegas, para fazer cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 57, 97, 120, 127, 178 e 207
Manual do Professor:
Páginas 97, 127 e 207
Reescrita do texto (EF02LP27) Reescrever o texto incorporando as alterações feitas na revisão e obedecendo às convenções de disposição gráfica e de inclusão de título e autoria. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 57, 97, 120, 178 e 207
Manual do Professor:
Páginas 57, 97 e 207
Edição do texto (EF02LP28) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em portador adequado impresso ou eletrônico. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 57, 97 e 178
Manual do Professor:
Páginas 57, 97 e 178
Apropriação do sistema alfabético de escrita Consciência grafofonêmica (EF02LP29) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e g; e e o, em posição átona em final de palavra). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 28, 37, 52, 53, 54, 55, 93, 95, 173 e 231
Manual do Professor:
Páginas 28, 54, 95 e 231
Consciência silábica (EF02LP30) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 29, 47 e 53
Manual do Professor:
Páginas 29, 47 e 53
Conhecimento do alfabeto (EF02LP31) Recitar o alfabeto na ordem das letras. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 16, 19, 110, 200 e 210
Manual do Professor:
Páginas 19, 200 e 210
Conhecimento do alfabeto (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 110 e 251
Manual do Professor:
Página 111
Ortografia Estruturas silábicas (EF02LP33) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Manual do Professor:
Páginas 18, 147 e 157
(EF02LP34) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 117
Manual do Professor:
Página 117
(EF02LP35) Memorizar a grafia de palavras frequentes no ambiente escolar e nos textos lidos na sala de aula, independentemente da estrutura silábica e de correspondências irregulares fonema-grafema. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 54, 55, 81, 127 e 147
Manual do Professor:
Páginas 54, 55, 81 e 147
Estruturas silábicas EF02LP36) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 47
Manual do Professor:
Páginas 47 e 80
Pontuação (EF02LP37) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 33, 97, 166 e 183
Manual do Professor:
Páginas 14, 97 e 183
Processos de formação e significados das palavras Sinonímia e antonímia (EF02LP38) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 108
Manual do Professor:
Páginas 93, 108 e 93
(EF02LP39) Formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 108
Manual do Professor:
Páginas 205 e 212
Aumentativo e diminutivo (EF02LP40) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 223
Manual do Professor:
Páginas 222, 230 e 239
Categorias do discurso literário Elementos constitutivos do discurso narrativo ficcional em prosa e versos: estrutura da narrativa e recursos expressivos (EF02LP41) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 87, 96, 124 e 179
Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico (EF02LP42) Identificar recursos rítmicos e sonoros e o efeito de sentido de metáforas, em textos versificados. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 25, 35, 61, 134, 137, 145, 146, 151 e 229
Elementos constitutivos do discurso dramático em prosa e versos: função e organização (EF02LP43) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e organização por meio de diálogos entre personagens. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 194
Manual do Professor:
Página 194
Reconstrução do sentido do texto literário Recursos de criação de efeitos de sentido (EF02LP44) Relacionar ilustrações de narrativas com o texto verbal. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 37, 70 e 124
Manual do Professor:
Páginas 37, 72 e 124
Experiências estéticas Processos de criação (EF02LP45) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Manual do Professor:
Páginas 98
(EF02LP46) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas e poemas, além de cantar músicas e canções, com ritmo, melodia e sonoridade, observando as rimas. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 15, 16, 21, 22, 28, 30, 32, 33, 36, 37, 80, 150 e 153
Manual do Professor:
Páginas 15, 26 e 33
O texto literário no contexto sociocultural Dimensão social e estética do texto literário (EF02LP47) Compartilhar em sala de aula textos de tradição oral pesquisados na família e na comunidade (em versos cantigas de roda, adivinhas, parlendas, quadrinhas, trava-línguas etc. e em prosa contos populares, fábulas, mitos, lendas etc.). Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Página 32
Manual do Professor:
Páginas 33 e 84
Interesse pela leitura literária Apreciação de texto literário (EF02LP48) Ouvir, com atenção e interesse, a leitura feita pelo professor, ou ler, de forma autônoma, textos literários, e expressar preferências por gêneros, temas e autores. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35, 36, 64, 98, 124, 134, 154, 155, 179, 209 e 235
Manual do Professor:
Páginas 35, 134 e 179
(EF02LP49) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula para leitura individual, na escola ou em casa e, após a leitura, compartilhar com os colegas sua opinião sobre o livro. Crescer Língua Portuguesa – 2º ano
Livro do Aluno:
Páginas 38, 66, 102, 130, 158, 186, 214 e 242
Manual do Professor:
Páginas 38, 102 e 214
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade (EF03LP01) Interagir com os colegas e o professor, de modo a contribuir com a construção de uma relação comunicativa produtiva em sala de aula, respeitando as opiniões divergentes. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 22, 63, 70, 236, 239 e 177
Manual do Professor:
Páginas 14 e 239
Regras de convivência em sala de aula (EF03LP02) Escutar com atenção perguntas e apresentação de trabalhos de colegas, fazendo intervenções pertinentes ao tema, em momento adequado. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 109 e 209
Manual do Professor:
Páginas 109 e 209
Funcionamento do discurso oral Características da conversação espontânea (EF03LP03) Identificar e respeitar as características dos turnos da conversação (alternância dos participantes que se revezam nos papéis de falante e ouvinte). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 177
Manual do Professor:
Página 177
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala (EF03LP04) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 58 e 236
Manual do Professor:
Páginas 58
Gêneros textuais do discurso oral (EF03LP05) Identificar gêneros textuais do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula etc.). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 68 e 236
Manual do Professor:
Páginas 68 e 239
Estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação Procedimentos de escuta de textos (EF03LP06) Usar estratégias de escuta de textos, em situações formais: escutar os outros, esperar sua vez para falar e solicitar esclarecimentos (sobre o assunto em foco e o significado de palavras desconhecidas). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Manual do Professor:
Páginas 177, 203 e 205
Produção de textos orais em situações específicas de interação Relato oral (EF03LP07) Relatar experiências e casos ouvidos ou lidos, com sequência coerente (princípio, meio e fim), usando marcadores de tempo e espaço, de causa e efeito, com nível de informatividade, vocabulário e estruturas frasais adequados. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 208
Manual do Professor:
Página 208
Estratégias de leitura Localização de informações em textos (EF03LP08) Localizar informações explícitas em textos. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 12, 42, 72, 104, 108, 159, 181, 188, 192 e 208
Manual do Professor:
Páginas 12, 108, 192 e 230
Seleção de informações (EF03LP09) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 38, 58, 75, 141, 150 e 243
Manual do Professor:
Páginas 210 e 238
Deduções e inferências de informações (EF03LP10) Inferir informações implícitas de fácil identificação, em textos. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 159, 169, 188, 189, 223, 226, 230 e 237
Manual do Professor:
Páginas 12, 188 e 226
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos (EF03LP11) Identificar funções sociocomunicativas de diferentes gêneros textuais. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 186, 188, 203, 214, 216, 219 e 240
Manual do Professor:
Páginas 188, 216 e 240
Reflexão sobre o conteúdo temático do texto (EF03LP12) Inferir o tema e o assunto, com base na compreensão do texto. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 50
Manual do Professor:
Página 50
Reflexão sobre o léxico do texto (EF03LP13) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 52, 133, 168, 196 e 197
Manual do Professor:
Páginas 52, 168 e 197
Reflexão sobre a forma, a estrutura e a organização do texto (EF03LP14) Identificar, em notícias e reportagens, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 42 e 181
Manual do Professor:
Páginas 42 e 181
Reflexão sobre os procedimentos estilístico-enunciativos do texto (EF03LP15) Recuperar substituições, ao longo do texto, de palavra por sinônimos (coesão lexical) ou por pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos (anáforas). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 82 e 196
Manual do Professor:
Páginas 82, 196 e 220
Avaliação dos efeitos de sentido produzidos em textos (EF03LP16) Identificar recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 157, 158, 159 e 163
Manual do Professor:
Páginas 157 e 163
Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos (EF03LP17) Reconhecer função de gráficos e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 132 e 242
Manual do Professor:
Páginas 132 e 242
Estratégias durante a produção do texto Texto argumentativo (EF03LP18) Produzir cartas pessoais ou dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor a jornais, revistas), com expressão de sentimentos e opiniões, de acordo com as convenções do gênero textual carta, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 216, 222 e 229
Manual do Professor:
Páginas 216, 222 e 229
Texto expositivo-informativo (EF03LP19) Produzir textos para apresentar resultados de observações, pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 42
Manual do Professor:
Página 43
Texto injuntivo: instrucional e procedimental (EF03LP20) Produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 31, 190, 210, 212 e 243
Manual do Professor:
Páginas 31, 21 e 243
Procedimentos linguístico-gramaticais e ortográficos (EF03LP21) Utilizar, ao produzir o texto, os conhecimentos linguísticos e gramaticais:ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 95
Manual do Professor:
Páginas 95 e 174
Procedimentos estilístico-enunciativos (EF03LP22) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos) e vocabulário apropriado ao gênero textual. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 95
Manual do Professor:
Página 95
Apropriação do sistema alfabético de escrita Consciência grafofonêmica (EF03LP23) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas: c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o e não u, e e não i em sílaba átona em final de palavra, e com marcas de nasalidade (til, m, n) e com os dígrafos lh, nh, ch. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 77, 87, 121, 142, 165, 198, 199 e 227
Manual do Professor:
Páginas 77, 142 e 199
Ortografia Uso do dicionário (EF03LP24) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 29 e 191
Manual do Professor:
Páginas 29 e 191
Estruturas silábicas (EF03LP25) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 121, 142 e 153
Manual do Professor:
Páginas 121, 142 e 153
(EF03LP26) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17, 18, 19, 20 e 21
Manual do Professor:
Páginas 17 e 18
Acentuação (EF03LP27) Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 19, 20, 21 e 192
Manual do Professor:
Páginas 18 e 192
(EF03LP28) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos terminados em a, e e o e em palavras oxítonas terminadas em a, e e o seguidas ou não de s. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 46 e 65
Manual do Professor:
Páginas 46 e 65
Pontuação (EF03LP29) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 91
Manual do Professor:
Página 91
Morfossintaxe Funções sintáticas do substantivo e do verbo (EF03LP30) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na frase: sujeito, predicado, objeto direto. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 112, 114, 190, 232 e 241
Manual do Professor:
Páginas 112, 190 e 241
Funções sintáticas do adjetivo (EF03LP31) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos: adjunto adnominal. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 148 e 149
Manual do Professor:
Página 148
Processos de coesão (EF03LP32) Identificar, em textos, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos que substituem palavras anteriores (pronomes anafóricos). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 213
Manual do Professor:
Página 213
Processos de formação e significados das palavras Derivação prefixal e sufixal (EF03LP33) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 200, 201 e 202
Manual do Professor:
Páginas 200, 201 e 202
Categorias do discurso literário Elementos constitutivos do discurso narrativo ficcional em prosa e versos: estrutura da narrativa e recursos expressivos (EF03LP34) Identificar características do cenário, atributos físicos, motivações e sentimentos de personagens, marcadores de tempo, espaço, causa-efeito, uso de discurso direto (diálogos). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 125
Manual do Professor:
Página 125
Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico (EF03LP35) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 33 e 115
Manual do Professor:
Páginas 33 e 115
Elementos constitutivos do discurso dramático em prosa e versos (EF03LP36) Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 125
Manual do Professor:
Página 125
Reconstrução do sentido do texto literário Recursos de criação de efeitos de sentido (EF03LP37) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35, 126, 173 e 216
Manual do Professor:
Páginas 35, 173 e 216
Experiências estéticas Processos de criação (EF03LP38) Criar narrativas ficcionais, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 147
Manual do Professor:
Página 147
(EF03LP39) Criar textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras. Crescer Língua Portuguesa – 3º ano
Livro do Aluno:
Página 122
Manual do Professor:
Página 122
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade (EF04LP01) Participar das interações orais em sala de aula, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores, para resolver conflitos e criar soluções. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 41, 97, 105, 113, 116, 140 e 152
Manual do Professor:
Páginas 41, 113 e 140
Regras de convivência em sala de aula (EF04LP02) Argumentar sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, com cordialidade e respeito a pontos de vista diferentes. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 118, 128 e 152
Manual do Professor:
Páginas 118 e 128
(EF04LP03) Escutar com atenção apresentações de trabalhos por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sobre dados apresentados em imagens, tabelas, textos. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 106, 176 e 220
Manual do Professor:
Páginas 14, 106, 144 e 220
Funcionamento do discurso oral Características da conversação espontânea (EF04LP04) Respeitar, em situações informais e formais, as características dos turnos da conversação (alternância de participantes), considerando o contexto e as características dos interlocutores (status profissional, idade etc.). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 13, 51, 54, 72, 132, 149, 183, 200, 217 e 228
Manual do Professor:
Páginas 13, 132, 200 e 228
Gêneros textuais do discurso oral (EF04LP05) Identificar características linguístico-expressivas e composicionais de gêneros textuais orais, em situações formais e informais (conversação, entrevista, noticiário, debate etc.). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 81, 106, 144, 219 e 252
Manual do Professor:
Páginas 14, 144 e 252
Estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação Procedimentos de escuta de textos (EF04LP06) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações, palestras. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 220
Manual do Professor:
Página 220
Produção de textos orais em situações específicas de interação Jornal falado e entrevista (EF04LP07) Simular jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros textuais jornal falado e entrevista. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 219
Manual do Professor:
Página 219
Estratégias de leitura Localização de informações em textos (EF04LP08) Localizar e comparar informações explícitas em textos. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 11, 26, 31, 36, 43, 46, 54, 57, 100, 117, 152, 171, 203, 204 e 215
Manual do Professor:
Páginas 11, 43, 117 e 204
Seleção de informações (EF04LP09) Buscar e selecionar informações sobre temas de interesse pessoal ou escolar em textos que circulam em meios digitais ou impressos. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 121, 129, 176 e 252
Manual do Professor:
Páginas 121 e 252
Deduções e inferências de informações (EF04LP10) Inferir informações implícitas em textos. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 13, 26, 36, 43, 53, 138, 141, 154, 205, 215 e 240
Manual do Professor:
Páginas 12, 43 e 154
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos (EF04LP11) Inferir o público-alvo do texto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 11, 25, 99, 115, 138, 170, 183, 230 e 240
Manual do Professor:
Páginas 11, 170, 188 e 240
Reflexão sobre o conteúdo temático do texto (EF04LP12) Inferir o tema e assunto, demonstrando compreensão global do texto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 11, 54, 99, 183, 186, 188, 230 e 238
Manual do Professor:
Páginas 11, 54, 183 e 238
Reflexão sobre o léxico do texto (EF04LP13) Inferir, em textos, o sentido de palavras e expressões, considerando o contexto em que aparecem. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 44, 78, 117, 120, 138, 171, 188, 191, 217, 230, 237 e 238
Manual do Professor:
Páginas 12, 120, 188 e 237
Reflexão sobre a forma, a estrutura e a organização do texto (EF04LP14) Diferenciar fatos de opiniões em textos informativos, reportagens e notícias. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 205
Manual do Professor:
Página 205
Reflexão sobre os procedimentos estilístico-enunciativos do texto (EF04LP15) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 102 e 186
Manual do Professor:
Páginas 102 e 186
(EF04LP16) Inferir relações de causalidade que não aparecem de modo explícito no texto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 204
Manual do Professor:
Página 204
Avaliação dos efeitos de sentido produzidos em textos (EF04LP17) Discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 229, 237 e 240
Manual do Professor:
Páginas 229, 237 e 240
Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos (EF04LP18) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 252
Manual do Professor:
Página 252
Estratégias durante a produção do texto Texto expositivo-informativo (EF04LP19) Produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 68 e 128
Manual do Professor:
Páginas 68 e 128
Texto argumentativo (EF04LP20) Produzir texto com o intuito de opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 128
Manual do Professor:
Página 128
Procedimentos linguístico-gramaticais e ortográficos (EF04LP21) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de diálogos (discurso direto), pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos, vírgulas em enumerações), regras ortográficas. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 59, 88, 161 e 247
Manual do Professor:
Página 59
Procedimentos estilístico-enunciativos (EF04LP22) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 87, 88, 159, 160 e 161
Manual do Professor:
Página 159
Consciência grafofonêmica (EF04LP24) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 63
Manual do Professor:
Página 63
(EF04LP25) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 249
Manual do Professor:
Página 249
Acentuação (EF04LP26) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 162
Manual do Professor:
Páginas 162
Pontuação (EF04LP27) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 87, 103, 143 e 159
Manual do Professor:
Páginas 87, 103 e 143
Processos de formação e significados das palavras Uso do dicionário (EF04LP28) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 24, 42, 79, 146, 171 e 231
Manual do Professor:
Páginas 24, 42 e 171
Derivação sufixal (EF04LP29) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 191 e 221
Manual do Professor:
Páginas 191 e 221
Morfossintaxe Aposto e vocativo (EF04LP30) Identificar em textos apostos e vocativos. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 86, 143 e 207
Manual do Professor:
Páginas 86, 143 e 207
Processos de coesão (EF04LP31) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes anafóricos (pessoais, possessivos e demonstrativos) como recurso coesivo. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 110, 173 e 186
Manual do Professor:
Páginas 110, 173 e 186
Concordância verbal (EF04LP32) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre sujeito (substantivo ou pronome pessoal) e verbo (concordância verbal). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 147 e 148
Manual do Professor:
Página 148
Concordância nominal (EF04LP33) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (grupo nominal). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 48, 60, 82, 83 e 181
Manual do Professor:
Páginas 48, 60 e 82
Categorias do discurso literário Elementos constitutivos do discurso narrativo ficcional em prosa e versos: estrutura da narrativa e ponto de vista do narrador (EF04LP34) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 11, 26, 31, 77, 140, 155, 171, 172 e 183
Manual do Professor:
Páginas 11, 155 e 172
Elementos constitutivos do discurso narrativo ficcional em prosa e versos: diálogos (EF04LP35) Analisar diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 152
Manual do Professor:
Página 152
Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico, semântico e gráfico (EF04LP36) Identificar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e melódicos (aliteração, eco e rimas), de expressões metafóricas e de recursos gráfico-visuais em textos versificados. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 44, 45, 61, 63 e 245
Manual do Professor:
Páginas 61, 63 e 245
Elementos constitutivos do discurso dramático em prosa e versos (EF04LP37) Identificar a organização do texto dramático: marcadores das interações entre as personagens, indicações sobre características prosódicas das falas, sobre movimentos em cena, indicações de cenários. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 50
Manual do Professor:
Página 50
Reconstrução do sentido do texto literário Recursos de criação de efeitos de sentido (EF04LP38) Interpretar histórias em quadrinhos e tirinhas relacionando imagens, palavras e recursos gráficos (balões, onomatopeias, tipos de letras etc.). Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 35, 57, 169, 173, 186, 208 e 238
Manual do Professor:
Páginas 35, 169 e 208
(EF04LP39) Identificar elementos que criam efeitos de humor em histórias em quadrinhos e tirinhas. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 169 e 171
Manual do Professor:
Páginas 169 e 171
Experiências estéticas Processos de criação (EF04LP40) Criar narrativas ficcionais, desenvolvendo enredos, personagens e cenários, utilizando técnicas diversas como a linguagem descritiva, narrativas em primeira e terceira pessoas e diálogos. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 87 e 159
Manual do Professor:
Páginas 87 e 159
(EF04LP41) Criar textos em versos, utilizando imagens poéticas (sentidos figurados) e, no plano sonoro, rima, melodia, ritmo. Crescer Língua Portuguesa – 4º ano
Livro do Aluno:
Página 145
Manual do Professor:
Página 45
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Interação discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade (EF05LP01) Participar das interações orais em sala de aula e em outros ambientes escolares com atitudes de cooperação e respeito. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 19, 28, 35, 42, 45, 50, 54, 57, 74, 90, 91, 104, 116, 119, 140, 161, 172, 191, 203, 217, 224, 232, 236, 243, 244, 254 e 259
Manual do Professor:
Páginas 28, 57, 116 e 172
Regras de convivência em sala de aula (EF05LP02) Opinar, em discussões e debates na sala de aula, sobre questões emergentes no cotidiano escolar ou sobre informações lidas, argumentando em defesa de sua posição. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 31
Manual do Professor:
Página 31
(EF05LP03) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sobre dados apresentados em imagens, tabelas e outros meios visuais. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 224
Manual do Professor:
Página 224
Funcionamento do discurso oral Características da fala (EF05LP04) Identificar aspectos lexicais, fonológicos, prosódicos, morfossintáticos e semânticos específicos do discurso oral (hesitações, repetições, digressões, ênfases, correções, marcadores conversacionais, pausas etc.). Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17, 119, 132 e 261
Manual do Professor:
Páginas 17, 132 e 261
(EF05LP05) Diferenciar o texto falado do texto escrito, comparando a transcrição de um texto oral com a versão grafada de acordo com as convenções do texto escrito. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17 e 129
Manual do Professor:
Páginas 17 e 129
Estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação Procedimentos de escuta de textos (EF05LP06) Identificar informações, opiniões e posicionamentos em situações formais de escuta (exposições, palestras, noticiário radiofônico ou televisivo etc.). Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 182 e 268
Manual do Professor:
Páginas 182 e 268
Produção de textos orais em situações específicas de interação Jornal falado e entrevista (EF05LP07) Simular jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros textuais jornal falado e entrevista. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 268
Manual do Professor:
Página 268
Estratégias de leitura Localização de informações em textos (EF05LP08) Localizar e organizar informações explícitas, na sequência em que aparecem no texto. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 13, 78, 108, 122, 157, 175, 185, 192, 199, 220 e 253
Manual do Professor:
Páginas 13, 122, 192 e 253
Seleção de informações (EF05LP09) Buscar e selecionar informações sobre temas de interesse escolar, em textos que circulam em meios digitais ou impressos, para solucionar problema proposto. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 20 50, 70, 91, 94, 169 e 223
Manual do Professor:
Páginas 18, 70 e 169
Deduções e inferências de informações (EF05LP10) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto (recuperação de conhecimentos prévios, relações causa-consequência etc.). Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 13, 33, 39, 52, 62, 83, 88, 89, 96, 100, 101, 108, 111, 123, 125, 135, 143, 155, 188, 205, 208, 211, 213, 220, 241 e 253
Manual do Professor:
Páginas 33, 100, 111 e 155
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos (EF05LP11) Justificar quem produz o texto e qual é o público-alvo, analisando a situação sociocomunicativa. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 42, 44, 69, 76, 93, 101, 122 155, 156, 175, 185, 205, 219, 222, 229, 232 e 236
Manual do Professor:
Páginas 12, 93, 205 e 232
Reflexão sobre o conteúdo temático do texto (EF05LP12) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 14, 28, 29, 31, 33, 39, 48, 76, 78, 83, 86, 87, 88, 144, 215, 219, 222 e 237
Manual do Professor:
Páginas 10, 76, 88 e 237
Reflexão sobre o léxico do texto (EF05LP13) Identificar o sentido de vocábulo ou expressão utilizado, em segmento de texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 15, 81, 82, 83, 84, 87 e 145
Manual do Professor:
Páginas 81, 83 e 145
Reflexão sobre a forma, a estrutura e a organização do texto (EF05LP14) Interpretar verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 145, 161, 213 e 255
Manual do Professor:
Páginas 145 e 213
Reflexão sobre os procedimentos estilístico-enunciativos do texto (EF05LP15) Distinguir fatos de opiniões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 145, 175, 176, 186, 191 e 199
Manual do Professor:
Páginas 175 e 191
(EF05LP16) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 112, 114 e 135
Manual do Professor:
Páginas 112, 114 e 135
Avaliação dos efeitos de sentido produzidos em textos (EF05LP17) Identificar, em textos, o efeito de sentido produzido pelo uso de pontuação expressiva. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 23, 88, 225, 229, 240, 243 e 244
Manual do Professor:
Páginas 23, 229 e 244
(EF05LP18) Inferir, em textos, o efeito de humor produzido pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 39, 69, 96 e 241
Manual do Professor:
Páginas 39 e 96
Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos (EF05LP19) Interpretar recursos multimodais, relacionando-os a informações em reportagens e manuais com instruções de montagem (fotos, tabelas, gráficos, desenhos etc.). Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 76, 79, 80, 81, 82, 83, 86, 89, 90, 92, 93, 99 e 221
Manual do Professor:
Páginas 76, 82, 89 e 221
(EF05LP20) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre o que é mais confiável. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 94
Manual do Professor:
Página 94
(EF05LP21) Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12 e 49
Manual do Professor:
Páginas 12 e 49
Estratégias durante a produção do texto Formulário (EF05LP22) Preencher a informação solicitada em formulários descontínuos, impressos ou digitais, com vários campos e tabelas. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 220
Manual do Professor:
Página 220
Texto argumentativo (EF05LP23) Produzir texto com o intuito de opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola ou problemas da comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 31
Manual do Professor:
Página 31
Texto expositivo-informativo (EF05LP24) Produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 94 e 168
Manual do Professor:
Páginas 94 e 168
Procedimentos linguístico-gramaticais e ortográficos (EF05LP25) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de diálogos (discurso direto), pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos, vírgulas em enumerações), regras ortográficas. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21, 34, 36, 194 e 260
Manual do Professor:
Páginas 21 e 194
Procedimentos estilístico-enunciativos (EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 36, 129 e 194
Manual do Professor:
Páginas 36 e 129
Ortografia Consciência grafofonêmica (EF05LP27) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares e contextuais e palavras de uso frequente com correspondências irregulares. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 65, 163 e 265
Manual do Professor:
Páginas 163 e 265
Acentuação (EF05LP28) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 131
Manual do Professor:
Página 131
Pontuação (EF05LP29) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 10, 20 e 106
Manual do Professor:
Páginas 20 e 106
(EF05LP30) Reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 23, 127, 226, 240, 243 e 255
Manual do Professor:
Páginas 23, 226 e 255
Processos de formação e significados das palavras Polissemia (EF05LP31) Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual." Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 207
Manual do Professor:
Página 207
Derivação e composição (EF05LP32) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 211 e 229
Manual do Professor:
Páginas 211 e 229
(EF05LP33) Identificar as significações que prefixos acrescentam à palavra primitiva. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 211
Manual do Professor:
Página 211
Morfossintaxe Tempos verbais (EF05LP34) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 21, 24 e 39
Manual do Professor:
Páginas 24 e 39
Concordância nominal e verbal (EF05LP35) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais sujeitos da frase. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 22, 25, 34 e 39
Manual do Professor:
Páginas 25 e 34
(EF05LP36) Reconhecer e utilizar a concordância entre sujeito composto e verbo em textos lidos e produzidos. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 24
Manual do Professor:
Página 24
Conjunção (EF05LP37) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 178 e 195
Manual do Professor:
Páginas 178 e 195
Categorias do discurso literário Elementos constitutivos do discurso narrativo ficcional em prosa e versos: estrutura da narrativa e recursos expressivos (EF05LP38) Identificar, em texto narrativo ficcional, a estrutura da narração: ambientação da história, apresentação de personagens e do estado inicial da ação; surgimento de conflito ou obstáculo a ser superado; ponto máximo de tensão do conflito; desenlace ou desfecho; discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 17, 27, 28, 30, 144 e 237
Manual do Professor:
Páginas 14 e 30
Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico, semântico e gráfico (EF05LP39) Explicar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros, de comparações e metáforas e de recursos gráfico-visuais em textos versificados. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 46, 48, 52, 54, 57 e 68
Manual do Professor:
Páginas 46 e 54
Elementos constitutivos do discurso dramático em prosa e versos (EF05LP40) Identificar a organização do texto dramático: marcadores das interações entre as personagens, indicações sobre características prosódicas das falas e de movimentos em cena, indicações de cenários. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 238, 239, 253 e 257
Manual do Professor:
Páginas 238 e 257
Reconstrução do sentido do texto literário Recursos de criação de efeitos de sentido (EF05LP41) Inferir, em textos literários, o efeito de sentido decorrente do uso de palavras, expressões, pontuação expressiva. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 16, 43, 58, 62, 68, 146, 255 e 259
Manual do Professor:
Páginas 16, 68 e 259
Experiências estéticas Processos de criação (EF05LP42) Criar narrativas ficcionais que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 36
Manual do Professor:
Página 36
(EF05LP43) Criar poemas compostos por versos livres, utilizando imagens poéticas e recursos visuais e sonoros. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 63
Manual do Professor:
Página 63
(EF05LP44) Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor. Crescer Língua Portuguesa – 5º ano
Livro do Aluno:
Página 261
Manual do Professor:
Página 261
UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO DA BNCC HABILIDADE AONDE ENCONTRO
Produção de textos orais em situações específicas de interação Exposição oral (EF35LP01) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio em recursos multimodais (imagens, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 75, 150, 176 e 208
Manual do Professor:
Páginas 75, 150 e 176
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 14, 68, 106 e 176
Manual do Professor:
Páginas 14, 68 e 176
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 12, 19, 169, 223 e 268
Manual do Professor:
Páginas 12, 169 e 268
Variação linguística Processos de variação linguística (EF35LP02) Identificar fatores determinantes de registro linguístico (formal, informal), como: contexto, ambiente, tema, estado emocional do falante, grau de intimidade entre os falantes. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 167, 168, 221 e 239
Manual do Professor:
Páginas 168, 221 e 239
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 28 e 156
Manual do Professor:
Páginas 28 e 156
(EF35LP03) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala. Crescer Língua Portuguesa
4º ano
Livro do Aluno:
Página 158
Manual do Professor:
Página 158
(EF35LP04) Respeitar a variação linguística como característica de uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes camadas sociais, rejeitando preconceitos linguísticos. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Página 163
Manual do Professor:
Página 163
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 107, 108 e 156
Manual do Professor:
Páginas 107, 108 e 156
5º ano
Livro do Aluno:
Página 17
Manual do Professor:
Página 17
Construção da autonomia de leitura Fluência de leitura para a compreensão do texto (EF35LP05) Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a possibilitar a compreensão. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 106, 187, 194, 198 e 217
Manual do Professor:
Páginas 106, 194 e 217
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 21, 41, 51, 73, 97, 113, 149, 164 e 201
Manual do Professor:
Páginas 21, 97 e 164
5º ano
Manual do Professor:
Páginas 9, 49 e 86
Autodomínio do processo de leitura (EF35LP06) Estabelecer expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero textual, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 8, 139, 194 e 224
Manual do Professor:
Páginas 8, 194 e 224
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 21, 30, 40, 72, 73, 96, 97, 113, 116, 133, 145, 149, 168, 170, 200, 201 e 214
Manual do Professor:
Páginas 30, 116 e 170
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 11, 16, 26,42, 46, 49, 56, 59, 60, 62, 68, 74, 75, 85, 92, 105, 118, 126, 134, 152, 173, 182, 198, 202, 203, 210, 217, 221, 227, 228, 232 e 245
Manual do Professor:
Páginas 46, 74 e 126
Estratégias antes da produção do texto Planejamento do texto (EF35LP07) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 31, 122, 175, 210 e 234
Manual do Professor:
Páginas 31, 122 e 210
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32, 59, 87, 121, 161, 190, 217, 218 e 246
Manual do Professor:
Páginas 32, 161 e 218
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 63, 129, 168, 194 e 260
Manual do Professor:
Páginas 63 e 168
(EF35LP08) Buscar, em meios impressos ou digitais, informações necessárias à produção do texto (entrevistas, leituras etc.), organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 38, 58, 141 e 178
Manual do Professor:
Páginas 38 e 141
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 59 e 68
Manual do Professor:
Páginas 59 e 68
Estratégias durante a produção do texto Parágrafo: aspectos semânticos e gráficos (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Página 90
Manual do Professor:
Página 90
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32 e 159
Manual do Professor:
Páginas 32 e 159
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 95, 194 e 260
Manual do Professor:
Páginas 95, 194 e 260
Estratégias após a produção do texto Revisão do texto (EF35LP10) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 96, 123, 211 e 234
Manual do Professor:
Páginas 96 e 123
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 32, 60, 87, 121, 161, 190 e 246
Manual do Professor:
Páginas 60, 121 e 246
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 95, 127, 131, 195 e 261
Manual do Professor:
Páginas 95 e 131
Reescrita do texto (EF35LP11) Reescrever o texto incorporando as alterações feitas na revisão e obedecendo as convenções de disposição gráfica, inclusão de título, de autoria. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 96, 179 e 234
Manual do Professor:
Páginas 179 e 234
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 60, 87, 161 e 190
Manual do Professor:
Páginas 60 e 161
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 37, 95 e 195
Manual do Professor:
Páginas 37 e 95
Edição do texto (EF35LP12) Utilizar softwares, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multimídias disponíveis. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Manual do Professor:
Página 235
4º ano
Manual do Professor:
Página 60
5º ano
Manual do Professor:
Páginas 37 e 71
O texto literário no contexto sociocultural Dimensão social e estética do texto literário (EF35LP13) Reconhecer o texto literário como expressão de identidades e culturas. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Manual do Professor:
Páginas 103 e 107
4º ano
Manual do Professor:
Páginas 133 e 144
5º ano
Manual do Professor:
Páginas 81 e 40
(EF35LP14) Identificar temas permanentes da literatura, em gêneros literários da tradição oral, em versos e prosa. Crescer Língua Portuguesa
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 73 e 144
Manual do Professor:
Páginas 73 e 144
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 59, 140 e 158
Manual do Professor:
Páginas 9 e 59
(EF35LP15) Valorizar a literatura, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Crescer Língua Portuguesa
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 8, 40, 70 e 170
Manual do Professor:
Páginas 8, 40, 70 e 170
Interesse pela leitura literária Apreciação de texto literário (EF35LP16) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula para leitura individual, na escola ou em casa e, após a leitura, recomendando os que mais gostou para os colegas. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 36, 66, 102, 130, 154, 184, 214 e 244
Manual do Professor:
Páginas 66, 130 e 214
4º ano
Livro do Aluno:
Páginas 38, 70, 94, 130, 166, 198, 226 e 254
Manual do Professor:
Páginas 70, 130 e 226
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 18, 40, 50, 72, 136, 138, 170, 200, 218, 230 e 270
Manual do Professor:
Páginas 40, 72 e 218
(EF35LP17) Ler, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. Crescer Língua Portuguesa
3º ano
Livro do Aluno:
Páginas 39 e 144
Manual do Professor:
Páginas 39 e 144
5º ano
Livro do Aluno:
Páginas 9, 11, 23, 26, 27, 32, 38, 43, 47, 51, 59, 68, 136 e 170
Manual do Professor:
Páginas 9, 51 e 170

Acesse os Livros da Coleção

PNLD 2019   Língua Portuguesa - 1º Ano
PNLD 2019   Língua Portuguesa - 2º Ano
PNLD 2019   Língua Portuguesa - 3º Ano
PNLD 2019   Língua Portuguesa - 4º Ano
PNLD 2019   Língua Portuguesa - 5º Ano