A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.
Livros da coleção Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019.

PNLD 2019 - Coleção Akpalô Geografia

Principais diferenciais da coleção


  • Trabalha os conhecimentos prévios e o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo a ser estudado no início da unidade. No final, permite comparar, por meio de exercícios, o conhecimento adquirido e se suas hipóteses foram assertivas.
  • Propõe a aplicação do conhecimento teórico com produções, práticas simples de intervenções reais voltadas ao desenvolvimento de valores humanos e à formação cidadã.
  • Desenvolve a autoavaliação e a oralidade do aluno por meio de atividades lúdicas para as quais o aluno é convidado a participar espontaneamente.
  • Projeto de leitura que integra literatura infantil à parte do conteúdo da disciplina que será trabalhado ao longo do ano.
  • Favorece a percepção da aplicação prática do estudo no dia a dia por meio de entrevistas.
  • Proporciona aos alunos, do 1º ao 3º ano, o domínio da linguagem cartográfica, ensinando-os a ler e a elaborar as representações com desenvoltura e autonomia. Nos anos finais, há fotografias, mapas e plantas para os alunos consultarem quando estiverem fazendo as atividades.

Degustação das obras

PNLD 2019   Geografia - 1º Ano
PNLD 2019   Geografia - 2º Ano
PNLD 2019   Geografia - 3º Ano
PNLD 2019   Geografia - 4º Ano
PNLD 2019   Geografia - 5º Ano

Material digital para o professor


avaliações

Planos de desenvolvimento

Material organizado em quatro planos de desenvolvimento bimestrais, e em cada plano propõe-se uma série de atividades para o desenvolvimento de algumas habilidades selecionadas no Livro do Aluno. O plano de desenvolvimento bimestral explicita, para cada unidade, os objetos de conhecimento, as habilidades a serem trabalhadas naquele bimestre - com a indicação de onde aparecem no Livro do Aluno -, os objetivos de aprendizagem, as proposições didáticas, as sequências didáticas sugeridas e algumas orientações quanto ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

avaliações

Sequências didáticas

Orientações práticas aula a aula, objetivo definido, atividades viáveis e propostas de avaliação. As sequências didáticas foram organizadas com o objetivo de subsidiar práticas pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento das habilidades envolvidas. As situações de ensino e aprendizagem das sequências didáticas podem facilmente ser ajustadas para a organização de suas aulas.

avaliações

Proposta de acompanhamento e aprendizagem

Fornecer instrumentos para que o professor verifique se houve domínio das habilidades previstas no período. São as 15 questões elaboradas com o intuito de servir de parâmetro para avaliar se os alunos se apropriaram das habilidades elencadas naquele período. Todas as questões contam com respostas e possíveis encaminhamentos mediante o desempenho dos alunos.


Conheça as outras disciplinas da coleção


Língua Portuguesa

História

Ciências

Integrado



Conheça o Educa Brasil

Educa Brasil, o programa gratuito de formação de professores da Editora do Brasil, está agora no fomato EAD (Educação a Distância), facilitando e ampliando o acesso a conteúdos exclusivos por educadores de todo o país.

Saiba mais...