A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.
Livros da coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019.

PNLD 2019 - Coleção Akpalô História

Principais diferenciais da coleção


  • As atividades estão estruturadas de acordo com os objetivos de aprendizagem previstos para a unidade e possibilitam uma revisão dos temas estudados.
  • Projeto de leitura que integra a literatura infantil à parte do conteúdo da disciplina que será trabalhado ao longo do ano.
  • Atividades de análise e interpretação de fontes históricas de diferentes tipos.
  • Atividades orientadas que estimulam a pesquisa histórica.
  • Apresenta o trabalho de um profissional que utiliza conhecimentos históricos em seu cotidiano, de acordo com o tema estudado na unidade.
  • Os conteúdos são modulares e apresentam procedimentos, técnicas e tecnologias da disciplina de História que os alunos devem estar aptos a utilizar.
  • Trabalha os conhecimentos prévios e levantamento de hipóteses acerca do conteúdo a ser estudado no início da unidade. Ao final, permite, por meio de exercícios, comparar o conhecimento adquirido e se suas hipóteses foram assertivas.

Degustação das obras

PNLD 2019   História - 1º Ano
PNLD 2019   História - 2º Ano
PNLD 2019   História - 3º Ano
PNLD 2019   História - 4º Ano
PNLD 2019   História - 5º Ano

Material digital para o professor


avaliações

Planos de desenvolvimento

Material organizado em quatro planos de desenvolvimento bimestrais, e em cada plano propõe-se uma série de atividades para o desenvolvimento de algumas habilidades selecionadas no Livro do Aluno. O plano de desenvolvimento bimestral explicita, para cada unidade, os objetos de conhecimento, as habilidades a serem trabalhadas naquele bimestre - com a indicação de onde aparecem no Livro do Aluno -, os objetivos de aprendizagem, as proposições didáticas, as sequências didáticas sugeridas e algumas orientações quanto ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

avaliações

Sequências didáticas

Orientações práticas aula a aula, objetivo definido, atividades viáveis e propostas de avaliação. As sequências didáticas foram organizadas com o objetivo de subsidiar práticas pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento das habilidades envolvidas. As situações de ensino e aprendizagem das sequências didáticas podem facilmente ser ajustadas para a organização de suas aulas.

avaliações

Proposta de acompanhamento e aprendizagem

Fornecer instrumentos para que o professor verifique se houve domínio das habilidades previstas no período. São as 15 questões elaboradas com o intuito de servir de parâmetro para avaliar se os alunos se apropriaram das habilidades elencadas naquele período. Todas as questões contam com respostas e possíveis encaminhamentos mediante o desempenho dos alunos.


Conheça as outras disciplinas da coleção


Língua Portuguesa

Ciências

Geografia

Integrado



Conheça o Educa Brasil

Educa Brasil, o programa gratuito de formação de professores da Editora do Brasil, está agora no fomato EAD (Educação a Distância), facilitando e ampliando o acesso a conteúdos exclusivos por educadores de todo o país.

Saiba mais...