Entenda o PNLD


a) A Educação Infantil faz parte do programa esse ano com ciclo de três anos para nova escolha do livro que é destinado apenas ao professor.

b) O ciclo de utilização dos livros para os anos iniciais da Educação Básica foi alterado para 4 anos.

c) Os livros destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental serão consumíveis. Os livros da Educação Infantil serão reutilizáveis.

d) As obras impressas contam com material digital para o professor em DVD.

e) O Manual do Professor agora vem descrito em formato de U, nas laterais e na parte inferior, numa reprodução do Livro do Aluno. Proporcionando melhor visualização das orientações para o professor em cada uma das atividades.

f) Todos os conteúdos das obras estão adequados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

g) Acréscimo de mais uma opção para obras interdisciplinares, além de ciências, geografia e história terá a opção de geografia e história.

h) Opção de escolha para projetos integradores que podem ser utilizados em conjunto com os livros didáticos.

i) Acréscimo de duas disciplinas para os anos iniciais do Ensino Fundamental: Arte, para todos os anos, 1º ao 5º, e Educação Física, em dois volumes, um para o 1º e 2º e outro para 3º ao 5º ano, apenas para o professor.

Obras Didáticas ao Professor da Educação Infantil Faixa Etária Material Digital
Livro do Professor da Educação infantil - Creche 0 a 3 anos e 11 meses 1 DVD 4,5 GB

R: Materiais Gráficos, Materiais Lúdicos e Materiais de Avaliação, todos disponíveis para download em nosso site nas páginas das obras.

Tipo Componentes Curriculares

Manual do Professor

Material Digital

Tamanho máximo total

Disciplinar Língua Portuguesa 5 DVDS 4,5 GB cada
Matemática 5 DVDS 4,5 GB cada
Ciências 5 DVDS 4,5 GB cada
Geografia 5 DVDS 4,5 GB cada
História 5 DVDS 4,5 GB cada
Interdisciplinar História e Geografia 5 DVDS 4,5 GB cada

a) Acesse o site do FNDE (www.fnde.gov.br), onde será disponibilizado um ambiente para registro das escolhas do PNLD 2019, assim que iniciada a vigência desse período.

b) Clique sobre o local indicado para acesso ao Sistema PDDE Interativo.

c) Insira usuário e senha para se autenticar.

d) No menu, selecione a opção “Escolha”, que lhe redirecionará a uma nova página. Nela, clique no botão “Escolha” e, na sequência, “Cadastro de Escolha”.

e) Selecione o programa voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e aguarde o carregamento das informações na tela.

f) Digite o CPF do responsável pelo registro da escolha no campo indicado e clique em “Buscar”. Observação: a direção da escola deverá designar um único responsável para efetuar o registro das escolhas para todos os componentes curriculares no sistema, pois só será aceito um CPF por escola; assim como não poderá haver mais de uma escola com o mesmo CPF.

g) Preencha o cadastro com os dados pessoais do responsável, leia o termo de Compromissos da Escola. Selecione a opção “Estou ciente e de acordo com os Compromissos da Escola” e clique em “Avançar”. Observação: caso sua escola realize o cadastro do responsável, mas não grave a escolha das coleções e dos títulos, a mesma receberá as coleções mais escolhidas para os próximos anos.

h) O sistema mostrará uma tela com dados do responsável, a ciência dos compromissos da escola e o código de segurança. Caso queira alterar alguma informação é possível voltar para editar. Então, com as informações corretas, clique em “Confirmar”. A partir do segundo acesso, o sistema solicitará, após o CPF do responsável, o Código de Segurança. Basta inseri-lo e clicar em “Buscar”. Caso tenha esquecido o Código de Segurança, é possível recuperá-lo clicando no link indicado. Atenção: guarde em sigilo o Código de Segurança, pois ele será necessário para novos acessos. O Código de Segurança é de uso exclusivo do responsável.

i) Passada a autenticação do responsável, o sistema apresentará a tela onde deverá ser executado o procedimento de escolha de cada componente curricular, indicando 1ª e 2ª opções de preferência da escola. Clique para selecionar a 1ª opção para cada componente curricular. Observação: é possível optar por não receber livros dos componentes para a 1ª opção. Caso essa seja a decisão da escola, ela não receberá livros didáticos para qualquer um dos componentes do segmento nos próximos três anos.

j) Selecione a obra desejada dentre as opções apresentadas e clique em “Gravar”. Atenção: para cada componente curricular, deverão ser escolhidas duas opções de editoras diferentes. Preenchida a 1ª opção com uma obra, a gravação do registro só ocorrerá se a 2ª opção também estiver preenchida e gravada.

k) Na sequência, da mesma forma, selecione a 2ª opção da escola para cada componente curricular e clique em “Gravar”. Entre as opções apresentadas, não reaparecerão coleções que sejam da mesma editora da 1ª opção. Observação: caso sua 2ª opção seja não receber livros diferentes da 1ª opção, sua escola receberá, a princípio, a coleção da 1ª opção. Mas, caso não se concretize a aquisição com a editora escolhida, sua escola não receberá nenhum livro do componente nos próximos três anos.

l) Ao final, o sistema apresentará a tela inicial (relatada no item k) com os códigos das coleções escolhidas para cada componente curricular. Certificando-se de que a relação de obras está correta, clique em “Gravar” para emitir o comprovante. Atenção: verifique se o registro das escolhas para cada componente confere com as opções elegidas por sua escola. Escolhas ou alterações que não forem gravadas ficarão sem efeito.

R: Os estudantes e professores com deficiência receberão as mesmas obras distribuídas às suas escolas em formato acessível EPUB3, salvo demandas específicas por obras em Língua Brasileira de Sinais – Libras.

R: O manual do professor, nos seus diversos componentes, deverá orientar o trabalho do professor em sala de aula, apoiando-o desde os processos de planejamento, organização e sequenciamento de conteúdos e atividades a serem realizadas até o acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos estudantes, devendo, sobretudo, ter papel significativo na proposição de práticas inovadoras, estimulantes e eficazes ao processo de ensino-aprendizagem.

O manual do professor deverá:

a) Descrever a organização geral da obra, tanto no conjunto dos volumes quanto na estruturação interna de cada um deles;

b) Apresentar o uso adequado dos livros impressos do material digital, inclusive no que se refere às estratégias e aos recursos de ensino a serem empregados;

c) Oferecer suportes para o exercício de operações de nível superior (análise, síntese, resolução de problemas);

d) Indicar as possibilidades de trabalho interdisciplinar na escola, oferecendo orientação teórico-metodológica e formas de articulação dos conteúdos do livro entre si e com outros componentes curriculares a áreas do conhecimento;

e) Discutir diferentes formas, possibilidades, recursos e instrumentos de avaliação que o professor poderá utilizar ao longo do processo de ensino e aprendizagem;

f) Propiciar a reflexão sobre a prática docente, favorecendo sua análise por parte do professor e sua interação com os demais profissionais da escola;

g) Apresentar textos de aprofundamento e propostas de atividades complementares às do livro do estudante;

h) Evitar exposições dogmáticas que não possam ser contestadas e que devam ser aceitas sem discussão;

i) Tratar os assuntos diretamente, sem rodeios;

j) Explicar palavras ou termos desconhecidos.

R: O material digital tem como objetivo organizar e enriquecer o trabalho do professor, além de contribuir para sua contínua atualização, oferecendo-lhe subsídios para o trabalho em sala de aula.

Ele será composto de:

a) Texto inicial de apresentação;

b) Plano de desenvolvimento;

c) Sequências didáticas;

d) Proposta de acompanhamento da aprendizagem;

e) Material digital audiovisual.

O material preparado pela Editora do Brasil encontra-se disponível, na íntegra, no site pnld2019.com.br

Pelo menu de navegação do site www.pnld2019.com.br é possível acessar todo o conteúdo das obras da editora.

PNLD 2019 - Códigos Divulgação
Segmento Coleção Código
Ensino Fundamental I Akpalô Português 0188P19011
Ensino Fundamental I Akpalô História 0222P19041
Ensino Fundamental I Akpalô Geografia 0183P19051
Ensino Fundamental I Akpalô Ciências 0201P19031
Ensino Fundamental I Akpalô Integrado - História e Geografia 0240P19366
Ensino Fundamental I Crescer Português 0239P19011
Ensino Fundamental I Crescer História 0202P19041
Ensino Fundamental I Crescer Geografia 0233P19051
Ensino Fundamental I Crescer Ciências 0234P19031
Ensino Fundamental I Novo Bem-me-Quer Matemática 0203P19021
Educação Infantil - Creche Práticas Comentadas para Inspirar 0286P19001